Definição – O que significa o Licenciamento por Volume da Microsoft?
O Licenciamento por Volume da Microsoft é um serviço oferecido pela Microsoft para organizações que exigem várias licenças, mas não a mídia de software, embalagem e documentação fornecida com o produto empacotado completo (FPP).
As vantagens do Licenciamento por Volume da Microsoft incluem preço mais baixo por instalação, contratos de licença de dois ou três anos e direitos de uso do produto. Um exemplo de direitos de uso de produto é copiar o software para uso simultâneo em vários computadores e dispositivos.
Começando com o Microsoft Vista e sistemas operacionais Windows posteriores, os VLKs foram substituídos por várias chaves de ativação ou chaves de servidor de gerenciamento de chaves.
Definirtec explica o Licenciamento por Volume da Microsoft
A Microsoft recomenda que as organizações considerem três áreas antes de adquirir o Licenciamento por Volume da Microsoft:
- Tamanho e tipo de organização
- Produtos desejados
- Como os produtos serão usados
A Microsoft pode adaptar alguns de seus programas para atender às necessidades de setores específicos, como escolas e universidades, manufatura ou agências governamentais e municípios.
Normalmente, uma chave de licença de volume (VLK) limita a organização do usuário a um número fixo de instalações. Freqüentemente, também exige o registro do número de instalações, mantendo a chave confidencial e, possivelmente, exigindo que a organização do usuário seja exposta a uma auditoria de licenciamento de software para garantir a conformidade com os termos do contrato de licença.
Se a VLK se tornar conhecida fora da organização do usuário, poderão ocorrer acusações de pirataria de software. Portanto, a transferência de VLKs entre organizações geralmente não é permitida. Quando essas transferências são permitidas, um processo de transferência formal é empregado, exigindo que o novo proprietário se registre na Microsoft. Às vezes, os fornecedores de software negociam um acordo de transferência formal.