Definição – o que significa licenciamento de software?
O licenciamento de software descreve os direitos legais relativos ao uso autorizado de material digital. O não cumprimento dos termos do contrato de licença de software geralmente resulta em acusações criminais relacionadas à propriedade intelectual licenciada (IP) e material protegido por direitos autorais.
As licenças gratuitas e de código aberto incluem software livre sem cobrança de uso monetário, mas os usuários ou licenciados são legalmente obrigados a cumprir os termos do contrato. Geralmente, o software comprado é vendido com licenças proprietárias e, apesar de muito jargão jurídico, muitos detalhes dos termos de licença não têm base legal ou são inexequíveis.
Definirtec explica licenciamento de software
As licenças gratuitas fornecem ao licenciado direitos semelhantes aos do proprietário original. Por exemplo, um licenciado pode copiar, modificar e distribuir trabalhos criativos, desde que uma licença gratuita seja obtida.
Algumas formas de licenciamento, como a Licença Pública Geral (GPL), permitem que os licenciados vendam software ou produtos digitais. Licenças proprietárias são obtidas por meio de Contratos de Licença de Usuário Final (EULA). Sem um contrato de licenciamento de software, o licenciado está estritamente proibido de usar mídia licenciável.
As licenças gratuitas ou de código aberto nem sempre exigem acordos assinados. No entanto, se um licenciado ou proprietário ignorar esta opção, o licenciado pode não obter todos os benefícios do licenciamento de código aberto porque geralmente é necessário um contrato para redistribuir material protegido por direitos autorais de código aberto ou gratuito.
Com o software proprietário, o proprietário original dos direitos autorais mantém a propriedade. Ao conceder uma licença, que nem sempre é legalmente vinculativa, o proprietário dos direitos autorais está mais ou menos alugando ou arrendando materiais protegidos por direitos autorais para licenciados.
Um contrato de licença de software detalha os direitos exclusivos e reservados do proprietário. Os licenciados que não cumprirem esta seção do contrato podem ser responsabilizados sob a lei de direitos autorais.