Definição – O que significa Licença Compulsória?
Uma licença compulsória é um acordo de licenciamento estatutário no qual uma taxa de licenciamento é paga pelo uso de uma obra sujeita à Lei de Direitos Autorais dos Estados Unidos e leis relacionadas contidas no Título 17 do Código dos Estados Unidos. As licenças obrigatórias são administradas pela divisão de licenciamento do US Copyright Office.
Governos em todo o mundo adotaram o uso de licenças compulsórias para dar ao público o benefício de ter acesso e usar as gravações pertinentes. Os governos também podem inscrever licenças compulsórias para evitar o abuso de patentes, o que também pode servir como um mecanismo para controlar os abusos de mercado.
Este termo também é conhecido como licença técnica, licença mecânica ou licença estatutária.
Definirtec explica Licença Compulsória
Uma vez que uma obra tenha sido arquivada ou uma cópia tenha sido escrita, o consumidor pode forçar um escritório de direitos autorais a emitir uma licença mecânica ou licença compulsória. Isso pode permitir ao usuário, por exemplo, gravar algum tipo de áudio. Este tipo de processo e permissão é chamado de licença compulsória e requer uma taxa de licenciamento. O proprietário dos direitos autorais geralmente recebe royalties por meio dessa taxa.
Por exemplo, se um indivíduo deseja gravar uma versão sonora de uma gravação de som, ele obteria uma licença compulsória por meio de negociações de direitos autorais. Isso só pode ser feito em colaboração com o proprietário da gravação de som. Esse processo, ou concessão de licenciamento, é possível por meio de uma política pública que reivindica que todos tenham acesso à gravação de som.
No Canadá, as licenças podem ser facilmente concedidas para regravar materiais protegidos por direitos autorais para fins educacionais definidos no esquema de obras órfãs do Canadá.