Licença

Definição – o que significa licença?

Uma licença é um contrato que permite que alguém copie, use ou revenda uma mercadoria, como conteúdo digital. No gerenciamento de direitos digitais (DRM), é essencial adquirir uma licença para usar material eletrônico protegido por direitos autorais. O licenciamento dentro do reino DRM envolve principalmente a obtenção de uma licença de um autor, artista ou fabricante de software específico com direitos autorais. Ele permite que o usuário tenha acesso a material digital contornado ou protegido.

A licença nem sempre é fácil de obter e pode depender da quantidade de material digital que está sendo usado e / ou se o usuário puder provar que a licença será usada de boa fé, o que significa que não irá ignorar ou negar os lucros ou direitos do proprietário do copyright original. As tecnologias também são licenciadas para proteger patentes ou direitos autorais.

Definirtec explica licença

As licenças DRM são usadas por dois motivos principais. Em primeiro lugar, as licenças são necessárias para que os detentores de direitos autorais protejam suas informações de forma que sua mídia eletrônica não seja pirateada. Em segundo lugar, as tecnologias eletrônicas são licenciadas para fornecer aos fabricantes de tecnologia digital a devida compensação, mas também para garantir que suas tecnologias não sejam pirateadas. As licenças DRM são necessárias para a proteção dos detentores de direitos, bem como dos usuários de tecnologias eletrônicas. Portanto, os usuários não podem ser responsabilizados, desde que cumpram os requisitos estabelecidos no contrato de licença.

As más notícias sobre o licenciamento DRM dizem respeito mais aos pequenos licenciados do que aos grandes, especialmente no mundo da reprodução digital de música. Organizações menores ou artistas individuais geralmente não possuem a capacidade financeira para emitir licenças DRM. Organizações maiores têm mais recursos para fazer isso. Fontes de música online, como a iTunes Store, podem pagar às gravadoras grandes somas de dinheiro para licenciar a música. Isso possibilita ao iTunes vender essa música a seus usuários.