Definição – o que significa liberação de direitos?
A liberação de direitos é um processo abrangente e de várias camadas de licenciamento de propriedade intelectual para facilitar o uso de obras combinadas para uma produção ou evento. A liberação de direitos é um processo comercial importante para autores, artistas, músicos, proprietários de conteúdo da Web e produtores de filmes / TV.
A liberação de direitos também é conhecida como licenciamento e “verificação da produção”.
Definirtec explica a liberação de direitos
A liberação de direitos requer atenção detalhada a todos os elementos de trabalho protegidos e envolve leis relacionadas a patentes, direitos autorais, marcas registradas, privacidade, difamação e publicidade. A lei de direitos autorais protege a propriedade intelectual em vários graus, dependendo do tipo de trabalho criado e do país de residência do autor.
A liberação de direitos é administrada quando várias obras são usadas em conjunto. Por exemplo, quando um produtor de cinema conclui o processo de liberação de direitos, a responsabilidade é reduzida e os investidores são mais propensos a investir na produção.
A liberação dos direitos musicais pode ser um processo árduo porque as obras musicais incluem um ou mais elementos protegidos. Além disso, os autores de obras musicais variam de artistas de gravação a fotógrafos de inserções de CD.
As organizações de liberação de direitos incluem o Author’s Guild e o Copyright Clearance Center (CCC).