Leonard Kleinrock

Definição – o que Leonard Kleinrock significa?

Leonard Kleinrock é um engenheiro da computação americano que fez muitas contribuições importantes para a ciência da computação, especialmente para os fundamentos das redes de computadores. Ele desempenhou um papel fundamental na história da internet. Em 1969, seu computador host em seu laboratório da UCLA se tornou o primeiro nó de Internet da história e, a partir daí, ele direcionou a primeira transmissão de mensagem pela Internet.

Definirtec explica Leonard Kleinrock

Leonard Kleinrock nasceu em 13 de junho de 1934 na cidade de Nova York. Graduando-se na Bronx High School of Science em 1951, ele recebeu seu diploma de Bacharel em Engenharia Elétrica pela faculdade da cidade de Nova York em 1957. Ele obteve seu mestrado, bem como um doutorado em engenharia elétrica e ciência da computação em 1958 e 1963, respectivamente, da o Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Mais tarde, ele se juntou ao corpo docente da Universidade da Califórnia em Los Angeles. Entre 1991 e 1995, ele atuou como presidente do departamento de ciência da computação da UCLA.

Sua contribuição mais conhecida e talvez a mais significativa foi sobre a teoria das filas, que tem amplas aplicações em muitos domínios. No final de 1970, junto com o aluno Farouk Kamoun, seu trabalho teórico sobre roteamento hierárquico tornou-se um dos componentes mais críticos da Internet atual. A primeira contribuição de Kleinrock para a teoria das filas foi sua tese de doutorado de 1962 no MIT, que mais tarde foi publicada como um livro. Kleinrock também foi presidente de um grupo que apresentou o relatório ao Congresso dos EUA sobre a Rede Nacional de Pesquisa em 1988. Ele foi influente no desenvolvimento e no financiamento da Internet.

Kleinrock recebeu muitos prêmios profissionais, incluindo a Medalha Nacional de Ciência, a maior homenagem científica dos Estados Unidos, em 2007 por sua contribuição fundamental à teoria matemática de redes de dados e também pela especificação funcional de comutação de pacotes. Em 2010, Kleinrock também compartilhou o Prêmio Dan David. Em 2012, ele foi introduzido no Hall da Fama da Internet pela Internet Society e também foi introduzido em 2011 como um membro eminente no IEEE-Eta Kappa Nu. Em 2014, ele recebeu o prêmio ACM SIGMOBILE Outstanding Contribution Award e no mesmo ano, por suas contribuições seminais para a teoria e o desenvolvimento da internet, recebeu o prêmio BBVA Foundation Frontiers of Knowledge.