Definição – O que significa o Leitor de Identificação de Radiofrequência (Leitor RFID)?
Um leitor de identificação por radiofrequência (leitor RFID) é um dispositivo usado para coletar informações de uma etiqueta RFID, que é usada para rastrear objetos individuais. As ondas de rádio são usadas para transferir dados da etiqueta para um leitor.
RFID é uma tecnologia semelhante em teoria aos códigos de barras. No entanto, a etiqueta RFID não precisa ser lida diretamente, nem exige linha de visão para o leitor. A etiqueta RFID deve estar dentro do alcance de um leitor RFID, que varia de 3 a 300 pés, para ser lida. A tecnologia RFID permite que vários itens sejam digitalizados rapidamente e permite a identificação rápida de um determinado produto, mesmo quando ele está cercado por vários outros itens.
As etiquetas RFID não substituíram os códigos de barras devido ao seu custo e à necessidade de identificar individualmente cada item.
Definirtec explica o leitor de identificação por radiofrequência (leitor RFID)
A tecnologia RFID pode ser usada em uma variedade de aplicações, incluindo:
- Passaportes
- Cartões inteligentes
- Bagagem de avião
- Pedágio passa
- Eletrodomésticos
- Etiquetas de mercadoria
- Etiquetas de animais e animais de estimação
- Chave e fechadura de automóvel
- Monitorando pacientes cardíacos
- Rastreamento de paletes para estoque
- Redes telefônicas e de computadores
- Operação de espaçonaves e satélites
A tecnologia RFID usa dados digitais em uma etiqueta RFID, que é composta de circuitos integrados contendo uma pequena antena para transferir informações para um transceptor RFID. A maioria das etiquetas RFID contém pelo menos um circuito integrado para modular e desmodular a frequência de rádio e uma antena para transmitir e receber sinais. As faixas de frequência variam de baixas frequências de 125 a 134 kHz e 140 a 148.5 kHz, e altas frequências de 850 a 950 MHz e 2.4 a 2.5 GHz. Os comprimentos de onda na faixa de 2.4 GHz são limitados porque podem ser absorvidos pela água.