Definição – o que significa a Lei de Aaron?
A Lei de Aaron está aguardando uma legislação apresentada em resposta à morte de Aaron Swartz, um respeitado e famoso ativista político, programador de computador e empresário que fundou o Demand Progress e co-fundou o Reddit. Swartz morreu em 11 de janeiro de 2013 aos 26 anos.
Apresentado pela Rep. Zoe Lofgren (D-Calif.), A Lei de Aaron alteraria a Lei de Fraude e Abuso de Computadores (CFAA) e o estatuto de fraude eletrônica. Em 2010, Swartz foi acusado de 13 crimes de fraude eletrônica e de hacking com base nessas leis. Se Swartz tivesse sido condenado, ele poderia ter sido forçado a pagar uma grande multa ou recebido uma sentença de prisão de até 35 anos.
Definirtec explica a Lei de Aaron
Em 16 de janeiro, o Rep. Lofgren explicou publicamente no Reddit que as acusações contra Swartz se deviam, em grande parte, à linguagem abrangente e generalizada da CFAA e do estatuto de fraude eletrônica. De acordo com o Dep. Lofgren, a CFAA, se tomada fora do contexto ou não esclarecida, pode criminalizar uma série de atividades “cotidianas”, permitindo penalidades severas.
A Dep. Lofgren não está sozinha em sua postura contra a natureza obscura do projeto de lei. De acordo com a Electronic Frontier Foundation (EFF), a falta de especificidade e clareza do CFAA permitiu que os promotores apresentassem acusações criminais que visam comportamentos que vão além do hacking. Um exemplo é o caso Estados Unidos x Drew, em que uma mulher criou uma página falsa no MySpace para assediar uma adolescente que se suicidou. Neste caso, o bullying não era ilegal, então Drew foi acusado de violar o CFAA. A emenda do CFAA eliminaria o uso indevido da linguagem geral do projeto.
Lofgren afirma, especialmente após a morte de Swartz, que o CFAA e os estatutos de fraude devem ser alterados para excluir as violações dos termos de serviço. Isso corrigiria interpretações potencialmente perigosas do CFAA. O Rep. Lofgren está atualmente procurando co-patrocinadores de contas.