Definição – o que significa latência de rede?
Latência de rede é o termo usado para indicar qualquer tipo de atraso que ocorre na comunicação de dados em uma rede. As conexões de rede nas quais ocorrem pequenos atrasos são chamadas de redes de baixa latência, enquanto as conexões de rede que sofrem de longos atrasos são chamadas de redes de alta latência.
A alta latência cria gargalos em qualquer comunicação de rede. Impede que os dados aproveitem ao máximo o canal da rede e diminui efetivamente a largura de banda de comunicação. O impacto da latência na largura de banda da rede pode ser temporário ou persistente com base na origem dos atrasos.
Definirtec explica a latência da rede
Os possíveis contribuintes para a latência da rede incluem:
- Problemas com o próprio meio de transmissão.
- Erros com o roteador ou comutadores, pois cada gateway leva tempo para examinar e alterar o cabeçalho do pacote.
- Processos antivírus e de segurança semelhantes, muitas vezes exigindo a remontagem completa da mensagem e a desmontagem antes do envio.
- O tempo de propagação ou o tempo que leva para um pacote viajar fisicamente de sua origem a um destino.
- Atrasos de armazenamento quando os pacotes estão sujeitos a atrasos de armazenamento ou acesso ao disco em dispositivos intermediários, como switches e pontes.
- O mau funcionamento do software no nível do usuário pode causar alguns atrasos da perspectiva do usuário.
A latência da rede pode ser testada por meio de testes de ping e traceroutes. Na maioria das vezes, o tempo de ida e volta de um pacote é medido. Com a ajuda dessa análise, os administradores de rede podem redirecionar os pacotes para minimizar a latência da rede.