Definição – o que significa o lado do cliente?
O lado do cliente se refere a uma parte específica da arquitetura cliente / servidor, que é uma estrutura de rede que distingue clientes ou computadores que solicitam informações de servidores, peças de hardware que fornecem essas informações e processam solicitações.
Definirtec explica o lado do cliente
Em uma estrutura cliente / servidor tradicional, os clientes consistem em computadores pessoais físicos ou estações de computador desktop. Eles usam navegadores da web ou outras conexões para fazer demandas nos servidores. Nesse tipo de estrutura, se algo está do lado do cliente, isso significa que é executado nas estações de trabalho ou computadores que representam os clientes.
Os aplicativos ou operações do lado do servidor são feitos dentro das estruturas de hardware que atendem às solicitações dos clientes. O termo ‘arquitetura cliente / servidor’ ganha uma nova dimensão em um momento em que os serviços de computação em nuvem estão se tornando dominantes. Em novas arquiteturas de computação em nuvem, a maioria das máquinas clientes realmente representam clientes da empresa fornecedora, enviando solicitações pela Internet global para os servidores internos do fornecedor.
Antes da era da computação em nuvem, o termo ‘cliente / servidor’ e o termo ‘lado do cliente’ eram um tanto confusos, porque eram frequentemente aplicados a estruturas em que uma empresa possuía os servidores e a estação de trabalho cliente.
Chamar algo de ‘lado do cliente’ não significava que uma máquina pertencia a um cliente e a outra a um fornecedor. No entanto, com Software-as-a-Service e designs relacionados, esse é o caso agora.