Definição – O que significa o Abstract Window Toolkit (AWT)?
Abstract Window Toolkit (AWT) é uma coleção de componentes de interface gráfica com o usuário (GUI) (widgets) e outros serviços relacionados necessários para programação de GUI em Java. É o kit de ferramentas de interface de usuário, gráficos e janelas independentes de plataforma original do Java. AWT agora faz parte do Java Foundation Classes (JFC) e serve como a interface de programação de aplicativo (API) padrão para programação GUI em Java.
Do J2SE1.2 em diante, os widgets AWT foram amplamente substituídos pelo kit de ferramentas Swing. A funcionalidade Swing depende do AWT para fazer a interface do núcleo com o sistema de janelas nativo. No entanto, o programador agora tem a escolha entre a aparência do sistema nativo e a aparência e comportamento de plataforma cruzada do Java. Swing é o preferido pela maioria dos programadores Java que ainda aderem ao princípio de escrever uma vez, executar em qualquer lugar (WORA) no núcleo da filosofia Java.
Definirtec explica o Abstract Window Toolkit (AWT)
Em 1995, quando a Sun Microsystems introduziu o Java como uma linguagem de programação independente de plataforma, o objetivo do AWT era fornecer uma camada fina de abstração sobre a interface de usuário nativa subjacente. Em essência, o mesmo programa Java, quando executado em um PC com Windows, teria a aparência de um aplicativo nativo do Windows e a aparência de um aplicativo nativo do Mac quando executado em um Mac.
AWT inclui um conjunto de widgets, que fornecem o subconjunto de funcionalidade comum a todas as plataformas nativas. AWT também apresenta um modelo robusto de manipulação de eventos, ferramentas gráficas e de imagem (incluindo classes de forma, cor e fonte), gerenciadores de layout para layouts de janela flexíveis e classes de transferência de dados para recortar e colar por meio da área de transferência da plataforma nativa.