Definição – O que significa o Java Development Kit (JDK)?
O Java Development Kit (JDK) é um ambiente de desenvolvimento de software usado para desenvolver aplicativos e miniaplicativos Java.
Inclui o Java Runtime Environment (JRE), um interpretador / carregador (java), um compilador (javac), um arquivador (jar), um gerador de documentação (javadoc) e outras ferramentas necessárias no desenvolvimento Java.
Definirtec explica o Java Development Kit (JDK)
Como uma linguagem de programação importante nas últimas décadas, Java tem sido parte integrante da ciência da computação, e o Java JDK é o veículo essencial para estabelecer um ambiente de desenvolvimento.
Pessoas novas em Java podem estar confusas sobre se devem usar o JRE ou o JDK. Para executar aplicativos e miniaplicativos Java, basta baixar o JRE. No entanto, para desenvolver aplicativos e miniaplicativos Java, bem como executá-los, o JDK é necessário. Uma maneira de pensar nisso é que o JRE é “apenas para executáveis” ou limitado a esse escopo, onde o JDK é o kit de ferramentas de desenvolvimento, conforme mencionado.
Os desenvolvedores Java são inicialmente apresentados a duas ferramentas JDK, java e javac. Ambos são executados a partir do prompt de comando. Os arquivos de origem Java são arquivos de texto simples salvos com uma extensão .java. Depois de escrever e salvar o código-fonte Java, o compilador javac é chamado para criar arquivos .class. Depois que os arquivos .class são criados, o comando ‘java’ pode ser usado para executar o programa java.
Para desenvolvedores que desejam trabalhar em um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE), um JDK empacotado com o Netbeans pode ser baixado do site da Oracle. Esses IDEs aceleram o processo de desenvolvimento, introduzindo recursos de apontar e clicar e arrastar e soltar para a criação de um aplicativo.
Existem diferentes JDKs para várias plataformas. As plataformas suportadas incluem Windows, Linux e Solaris. Os usuários de Mac precisam de um kit de desenvolvimento de software diferente, que inclui adaptações de algumas ferramentas encontradas no JDK.
O uso de IDEs
Como acontece com outros tipos de ambientes de desenvolvimento de linguagem específicos, os programadores e engenheiros podem usar o kit de desenvolvimento Java em um IDE para suporte aprimorado.
No entanto, o JDK se auto-sustenta de forma única, já que um dos maiores impulsos para o uso de IDE em alguns outros casos é que ele centraliza um kit de ferramentas.
Como o JDK já inclui o Java Runtime Environment, um interpretador, compilador, arquivador e gerador de documentos, é difícil dizer que o IDE centraliza ferramentas muito mais do que isso.
No entanto, os especialistas ainda dizem que o IDE fornece um ambiente aprimorado e, como mencionado acima, acelera ou automatiza alguns dos processos de uso do JDK. O uso de uma interface gráfica do usuário para abstrair e guiar o progresso do usuário no desenvolvimento tem sido um avanço significativo nos últimos anos, pois os engenheiros encontraram atalhos além de apenas usar métodos de “codificação manual”.
No exemplo acima de agrupamento do JDK com o NetBeans, o IDE envolve a criação desse tipo de sobreposição para o JDK essencial que ainda é necessário para trabalhar nessas criações. Pense em ter os controles mais comumente usados visualizados e otimizados para acesso. Esse é o tipo de benefício operacional que o IDE tende a fornecer em vez de seguir estritamente o JDK.