Kanban

Definição – o que significa Kanban?

Kanban é um sinal em uma forma visual usado para dizer a um produtor o que produzir, quando produzir e quanto produzir. A palavra kanban tem origem japonesa que significa “cartão que você pode ver” ou “outdoor”.

Os sistemas eletrônicos (ou e-kanban) agora são comuns e podem melhorar algumas das desvantagens dos sistemas kanban manuais.

O ponto de partida do Kanban são os próprios pedidos do cliente, que fornecem um número atualizado para o fluxo de produção. Uma vez que os pedidos fornecem a base para a retirada de pedidos de peças, esse termo também é conhecido como “sistema puxado”.

Definirtec explica Kanban

A Toyota introduziu o kanban pela primeira vez na década de 1950 como um meio de padronizar o fluxo de peças por meio de um sistema de relé aplicado em suas linhas de produção. Kanban estava entre os vários sistemas desenvolvidos pela Toyota para garantir que os pedidos dos clientes fossem a base do cálculo do estoque, em vez de estimativas realizadas pelos gerentes.

Um cartão kanban é uma etiqueta que indica um determinado número de peça e é afixada na peça antes da instalação. Um operador destaca a etiqueta e cria um registro indicando que a peça foi usada e mais peças podem ser necessárias. Como padrão de fabricação, apenas as peças com etiquetas kanban anexadas são aceitas em um pedido de estoque.

Um exemplo de uso do sistema kanban poderia ser o sistema de três compartimentos para peças de estoque:

1. Uma caixa indica o chão de fábrica
2. Outro indica a loja da fábrica
3. O compartimento final indica a loja do fornecedor

Essas caixas da loja do fornecedor geralmente têm etiquetas removíveis contendo mais especificações técnicas para a peça.