Definição – o que significa jornalismo de dados?
Jornalismo de dados é o uso de dados e processamento de números no jornalismo para descobrir, explicar melhor e / ou fornecer contexto para uma notícia. De acordo com o Data Journalism Handbook, os dados podem ser a ferramenta usada para contar uma história, a fonte na qual a história se baseia ou ambos. Muitas vezes envolve o uso de estatísticas, tabelas, gráficos ou infográficos.
O jornalismo de dados surgiu como um novo ramo do jornalismo, graças à enorme escala de informações digitais agora disponíveis e ao software que pode ser usado para processar esses dados em formas úteis. O jornalismo de dados é um corolário do big data, que visa encontrar padrões exploráveis nos dados do usuário e outras informações geradas pelas empresas.
Definirtec explica jornalismo de dados
No passado, os jornalistas trabalhavam estando no local e relatando as notícias à sua frente. Hoje, no entanto, as notícias se desenrolam de forma diferente, muitas vezes pela Internet, à medida que várias fontes adicionam informações por meio de blogs, vídeos e mídias sociais. Como resultado, a necessidade de ser capaz de acessar e filtrar esse fluxo contínuo de informações tornou-se muito mais importante nas redações. Ao usar dados, o foco do jornalista muda de ser a primeira pessoa na cena para ser aquele que fornece contexto para um evento e visa explicar o que ele realmente significa.
Por exemplo, em 2010, o Las Vegas Sun criou uma série provocativa sobre cuidados hospitalares, analisando mais de 2.9 milhões de registros de faturamento hospitalar. Ao fazer isso, eles descobriram várias incidências de lesões evitáveis, infecções e erros cirúrgicos, incluindo alguns que levaram à morte de pacientes. Os dados meticulosamente coletados e polidos pelo Sun ajudaram a informar os residentes de Las Vegas sobre o estado de seus hospitais e levaram a uma nova legislação sobre cuidados hospitalares.