Definição – O que significa Jornalismo Cidadão?
O jornalismo cidadão refere-se à divulgação de eventos por membros do público que usam a Internet para divulgar a informação. O jornalismo cidadão pode ser um simples relato de fatos e notícias amplamente ignorado pelas grandes empresas de mídia. É facilmente disseminado por meio de sites pessoais, blogs, microblogs, redes sociais e assim por diante. Alguns tipos de jornalismo cidadão também atuam como um controle sobre a reportagem de veículos de notícias maiores, fornecendo análises alternativas.
O jornalismo cidadão é referido por muitos outros nomes, incluindo:
- Jornalismo cidadão colaborativo (CCJ)
- Publicação pessoal
- Mídia de base
- Jornalismo em rede
- Jornalismo de código aberto
- Mídia cidadã
- Jornalismo participativo
- Jornalismo hiperlocal
- Jornalismo distribuído
- Jornalismo autônomo
- Jornalismo de baixo para cima
- Jornalismo não midiático
- Indymedia
- Jornalismo de guerrilha
Há algumas nuances nesses usos, mas todos giram em torno da publicação online e da distribuição de informações pelo público.
Definirtec explica o jornalismo cidadão
O jornalismo cidadão se refere a todas as formas de reportagem pública realizadas online. Isso inclui tudo, desde blogs que cobrem um torneio da Little League local até as postagens online de cidadãos em países onde a mídia nacional é controlada pelo governo. Quando um evento é pequeno demais para que a grande mídia perceba ou a mídia não pode relatar os fatos sem censura, o jornalismo cidadão pode ser a única fonte de informação sobre o que realmente está acontecendo por trás do apagão da mídia.
Alguns jornalistas cidadãos ganharam tanta popularidade por suas reportagens e comentários que podem atingir um público muito mais amplo do que os meios de comunicação tradicionais.