Definição – O que significa Jitter (VoIP)?
Nas tecnologias de Voice over Internet Protocol (VoIP), jitter se refere a um atraso no recebimento de um pacote de dados de voz. Esse atraso afeta a transmissão da qualidade da voz e dos dados de voz.
Definirtec explica Jitter (VoIP)
A transmissão de dados é crítica. Portanto, o gerenciamento do jitter é uma parte importante da implementação da transmissão de dados. Os três principais tipos de jitter são os seguintes:
- Jitter aleatório: geralmente o resultado de problemas relacionados ao tempo do relógio ou ruído de tempo eletrônico imprevisível. Também conhecido como jitter ilimitado.
- Jitter determinístico: pode ser previsto ou determinado. Reproduzível e limitado e pode ser periódico.
- Jitter total: Calculado usando uma razão de erro de bit (BER), bem como jitter aleatório e determinístico combinado. A fórmula matemática usada para calcular o jitter total é: Jitter total = Jitter determinístico + 2 * BER * Jitter aleatório.
Como o gerenciamento de jitter é essencial para a transmissão bem-sucedida de dados de voz / vídeo e sinais computadorizados, há uma série de técnicas de mitigação de jitter, incluindo:
- Buffer de jitter: usado para reduzir o jitter nos sinais de vídeo e áudio transmitidos em uma rede.
- Circuitos anti-jitter: formados por um grupo de circuitos eletrônicos, esta técnica contém o nível de jitter em pulsos de sinal. Reajustar os pulsos de saída para um alinhamento mais próximo aos pulsos de sinal ideais.
- Dejitterizer: Este é um buffer elástico no qual um sinal é temporariamente armazenado e transmitido na taxa média do sinal de entrada. Não é eficaz para atenuar o jitter com baixa frequência.
Esta definição foi escrita no contexto de Voice over Internet Protocol (VoIP)