Javastação

Definição – o que significa JavaStation?

JavaStation é o nome de uma linha modelo de computadores em rede (NCs) construída pela Sun Microsystems entre 1996 e 2000. O JavaStation NC foi projetado para rodar apenas em aplicativos Java, e seu design de hardware foi baseado na série Sun SPARCstation, uma estação de trabalho Unix .

O JavaStation é executado no sistema operacional Java, mas também pode oferecer suporte aos sistemas operacionais Linux e NetBSD.

Entre 1996 e 1998, os computadores em rede foram aclamados como a próxima grande novidade na computação. Esperava-se que os NCs de clientes finos substituíssem os PCs convencionais, também chamados de clientes gordos.

Definirtec explica JavaStation

O JavaStation foi construído como uma opção de terminal de baixo custo destinada ao uso apenas em plataformas de aplicativos Java. Foi considerado um sucessor do Xterminal 1 e foi sucedido pelo SunRay, embora as três máquinas sejam muito diferentes.

O JavaStation NC era um cliente fino que consistia em um processador de 100 MHz, sem disco rígido, disquete ou CD-ROM. Isso porque o JavaStation recebeu o SO, os aplicativos e os arquivos de dados inteiramente pela rede. Clientes finos, como JavaStation NCs, geralmente executam programas gráficos em grande escala, como um navegador da Web, um aplicativo Java ou um programa de conectividade legado que permitia a exibição de aplicativos Microsoft Windows.

Algumas das vantagens do JavaStation NC incluem:

  • Fácil acesso a todos os aplicativos baseados na Web, incluindo aplicativos herdados do Xterminal e do Microsoft Windows
  • Não requer administração
  • Atualizações fáceis de software
  • Custo total de propriedade mais baixo
  • Fator de forma reduzido
  • Corre por muito tempo

Uma das principais preocupações com o JavaStation NC é que ele não permite o acesso local aos arquivos de dados. JavaStation NCs também requerem redes rápidas e estáveis.