Definição – o que significa Java?
Java é uma linguagem de programação orientada a objetos que produz software para várias plataformas. Quando um programador escreve um aplicativo Java, o código compilado (conhecido como bytecode) é executado na maioria dos sistemas operacionais (SO), incluindo Windows, Linux e Mac OS. Java deriva muito de sua sintaxe das linguagens de programação C e C ++.
Java foi desenvolvido em meados da década de 1990 por James A. Gosling, um ex-cientista da computação da Sun Microsystems, junto com Mike Sheridan e Patrick Naughton.
Definirtec explica Java
Java é uma linguagem orientada a objetos, o que significa que todos os programas são feitos de entidades que representam conceitos ou coisas físicas conhecidas como “objetos”. Os programas Java são encontrados em desktops, servidores, dispositivos móveis, cartões inteligentes e discos Blu-ray (BD).
Aplicativos comuns de Java
Java produz applets (programas executados em navegador), que facilitam a interface gráfica do usuário (GUI) e a interação de objetos pelos usuários da Internet. Antes dos miniaplicativos Java, as páginas da web eram normalmente estáticas e não interativas. A popularidade dos miniaplicativos Java diminuiu com o lançamento de produtos concorrentes, como Adobe Flash e Microsoft Silverlight.
Os miniaplicativos Java são executados em um navegador da Web com Java Virtual Machine (JVM), que traduz o bytecode Java em instruções do processador nativo e permite a execução indireta do sistema operacional ou do programa da plataforma. JVM fornece a maioria dos componentes necessários para executar bytecode, que geralmente é menor do que programas executáveis escritos por meio de outras linguagens de programação. Bytecode não pode ser executado se um sistema não tiver a JVM necessária.
O desenvolvimento de programas Java requer um kit de desenvolvimento de software Java (SDK), que normalmente inclui um compilador, interpretador, gerador de documentação e outras ferramentas usadas para produzir um aplicativo completo.
O tempo de desenvolvimento pode ser acelerado com o uso de ambientes de desenvolvimento integrado (IDE) – como JBuilder, Netbeans, Eclipse ou JCreator. Os IDEs facilitam o desenvolvimento de GUIs, que incluem botões, caixas de texto, painéis, quadros, barras de rolagem e outros objetos por meio de ações de arrastar e soltar e apontar e clicar.
Onde o Java é usado
Java deriva sua enorme popularidade de sua independência de plataforma. O Java precisa apenas de um Java Runtime Environment (JRE) para ser instalado para funcionar, independentemente de estar instalado em um PC de mesa com Windows, Linux ou Unix, um computador Macintosh, um smartphone ou um computador mainframe. Aqui estão alguns lugares comuns em que você verá Java.
-
Aplicativos Android: A maioria dos aplicativos Android usa a API Java ou é escrita em Java, tanto que Java costuma ser considerada a linguagem de programação oficial para o desenvolvimento de aplicativos móveis.
-
Aplicativos de desktop GUI: Muitos aplicativos de desktop são desenvolvidos em Java. Swing, Abstract Windowing Toolkit (AWT) e JavaFX são as principais ferramentas usadas para facilitar o desenvolvimento de GUI.
-
Aplicativos baseados na web: Java é frequentemente empregado para desenvolver uma ampla gama de sites interativos e aplicativos baseados na web encontrados nos setores de seguros, previdência social, educação e saúde.
-
Serviços financeiros e de varejo: Java é usado para escrever aplicativos de gerenciamento de transações e faturamento, bem como aplicativos do lado do servidor.
-
Ciência e Pesquisa: Java é a linguagem preferida da comunidade científica para uma ampla gama de cálculos matemáticos e outras operações científicas. Ele pode lidar com grandes conjuntos de dados e tecnologias de big data, pois é usado para MATLAB e a estrutura Hadoop MapReduce.