Definição – o que significa o Windows 95?
O Windows 95 foi o sistema operacional da Microsoft que sucedeu ao sistema operacional Windows 3.1. Foi considerado um sistema operacional completo, pois não era uma interface gráfica rodando em MS-DOS, e também funcionava sem a necessidade do ambiente MS-DOS após o processo de boot. Um sistema operacional popular na época do lançamento, introduziu uma infinidade de novos recursos e funções.
O Windows 95 foi sucedido pelo Windows 98 e todo o suporte da Microsoft terminou no final de 2001.
Definirtec explica o Windows 95
O Windows 95 era capaz de executar o DOS e aplicativos baseados no Windows, embora tivesse removido completamente o DOS como plataforma subjacente, ao contrário das versões anteriores do Windows. Isso ajudou a superar duas limitações: nomes de arquivos de oito caracteres e problemas relacionados à memória.
O Windows 95 apresentava novos recursos técnicos junto com a atualização dos recursos existentes. Trouxe estilos visuais atualizados e avanços na interface. Ele tinha um novo e aprimorado controle do Windows e introduziu a área de trabalho, que era representada como uma pasta que contém diferentes arquivos. Atalhos, ícones e a lixeira foram introduzidos no Windows 95. Um sistema de ajuda aprimorado foi fornecido com uma janela de ajuda que poderia fornecer informações na janela de conteúdo. O recurso “plug & play” foi introduzido, o que permitiu o reconhecimento automático do hardware. Outro recurso significativo introduzido foi o registro; isso ajudou a combinar os arquivos de configuração essencialmente em dois arquivos, o que também permitiu uma localização mais fácil das configurações do sistema. O Windows 95 aprimorou os processos de manipulação de memória em comparação com as versões anteriores. Outro recurso amigável introduzido a partir do Windows 95 foi a representação de arquivos e pastas como ícones. A modificação do arquivo era possível por meio de menus e as unidades estavam todas listadas na pasta chamada “Meu Computador”.
O Windows 95 vem com suporte de rede embutido para diferentes protocolos, incluindo aqueles para acesso à Internet. O suporte a aplicativos de 32 bits deu ao Windows 95 a capacidade de executar tarefas e aplicativos complexos com mais eficiência.