iTunes é um leitor multimédia, biblioteca multimédia, emissora de rádio online e aplicação de gestão de dispositivos móveis desenvolvida pela Apple Inc. Foi lançado pela primeira vez em 9 de janeiro de 2001 e está disponível em todas as principais plataformas, incluindo MacOS, Windows, iOS, tvOS e watchOS.
O iTunes é utilizado para reproduzir, descarregar e organizar downloads digitais de música e vídeo (bem como outros tipos de ficheiros multimédia) em computadores pessoais que executam os sistemas operativos MacOS e Microsoft Windows. A iTunes Store também está disponível no iPhone, iPad, e iPod Touch.
Através da iTunes Store, os usuários podem comprar e baixar músicas, vídeos de música, programas de televisão, audiolivros, podcasts, filmes e aluguéis de filmes em alguns países, e toques de chamada, disponíveis no iPhone e iPod Touch (quarta geração em diante). Em 2016, a Apple removeu a opção de compra de música na iTunes Store, tornando possível comprar música apenas através da App Store ou usando um cartão de crédito.
O iTunes também é utilizado para gerir o conteúdo de dispositivos iOS, tais como o iPhone, iPad e iPod Touch. Os utilizadores podem utilizar o iTunes para adicionar, remover e modificar os conteúdos dos seus dispositivos iOS, bem como para os sincronizar com os computadores pessoais que executam MacOS ou Windows. Para onde foi a minha música da minha biblioteca do iTunes? Se actualizou recentemente o seu software iTunes, é possível que a sua biblioteca de música tenha sido deslocada para um novo local. Para saber onde se encontra a sua biblioteca de música, abra o iTunes e vá ao menu “Preferências”. No separador “Geral”, deve ver uma secção intitulada “Localização da pasta multimédia iTunes”. É aqui que se encontra a sua biblioteca de música.
Se não vir esta secção, é possível que a sua biblioteca de música tenha sido movida para a pasta multimédia padrão do iTunes. Para descobrir onde esta pasta está localizada, abra o iTunes e vá para o separador “Avançado”. Na secção “Localização da pasta multimédia iTunes”, deverá ver a localização da pasta multimédia padrão do iTunes. A Apple Music é igual ao iTunes? O Apple Music e o iTunes são dois produtos diferentes da Apple. O Apple Music é um serviço de streaming que dá aos utilizadores acesso a uma biblioteca de mais de 50 milhões de músicas. O iTunes é um leitor multimédia e uma biblioteca multimédia que é utilizada para reproduzir, descarregar e organizar ficheiros multimédia digitais.
Porque é que as músicas desaparecem do iTunes?
Existem algumas razões pelas quais as músicas podem desaparecer do iTunes. Uma possibilidade é que você inadvertidamente apagou os arquivos do seu computador. Outra possibilidade é que os arquivos ficaram corrompidos e não podem mais ser lidos pelo iTunes. Finalmente, também é possível que os ficheiros ainda estejam no seu computador, mas por alguma razão o iTunes já não os consegue localizar.
Se você acha que pode ter apagado os arquivos acidentalmente, você pode verificar o seu Lixo para ver se eles ainda estão lá. Se estiverem, você pode restaurá-los e eles devem reaparecer no iTunes.
Se os ficheiros estiverem corrompidos, não há muito que possa fazer excepto tentar encontrar uma fonte diferente para os ficheiros. Por exemplo, se você baixou os arquivos da internet, você pode ser capaz de encontrar uma cópia diferente e funcional do mesmo arquivo.
Se o iTunes estiver apenas a ter problemas em localizar os ficheiros, pode tentar utilizar a funcionalidade “Consolidar ficheiros” no iTunes. Isto irá copiar todos os seus ficheiros de música para a pasta iTunes Music, o que deverá torná-los mais fáceis de encontrar pelo iTunes. O que está a substituir o iTunes no PC? A Apple está a substituir o iTunes em favor da sua nova aplicação Apple Music. Se estiver a utilizar um Mac, pode aceder à sua colecção de música no Finder em vez do iTunes. Se estiver a utilizar um PC, pode utilizar a aplicação Windows 10 Groove Music para reproduzir os seus ficheiros de música. O iTunes é gratuito? Sim, o iTunes é gratuito. Pode descarregar o software a partir do site da Apple. No entanto, para utilizar o iTunes, tem de ter uma ID da Apple.