Definição – o que significa item de configuração (IC)?
Em tecnologia da informação, um item de configuração é um componente de um sistema que pode ser identificado como uma unidade independente para fins de controle de mudanças e identificação. Em outras palavras, os números da versão e os códigos de registro do item de configuração ajudam na identificação exclusiva dos itens de configuração. Os itens de configuração desempenham um papel importante nos sistemas de gerenciamento de configuração. As versões e mudanças dos itens de configuração constituem a maior parte de qualquer auditoria de configuração.
Definirtec explica o item de configuração (CI)
Um item de configuração não pode estar apenas no nível mais atômico, mas também pode consistir em uma montagem mais complexa de outros itens de configuração. Em outras palavras, um item de configuração pode ser um componente primitivo ou um agregado de outros itens de configuração. Na verdade, o nível no qual um item de configuração é considerado primitivo ou agregado é frequentemente decidido pelo sistema no qual ele é criado, mantido e gerenciado. Com a ajuda de processos e ferramentas, o gerenciamento de configuração cuida dos itens de configuração, especialmente no que diz respeito ao gerenciamento de mudanças, contabilidade de status, identificação e quaisquer auditorias. Os tipos de configuração comuns incluem software, hardware, comunicações, localização e documentação. Os itens de configuração têm atributos específicos, bem como relacionamentos que geralmente são exclusivos para itens de configuração abaixo deles no sistema específico.
Os itens de configuração ajudam a identificar os componentes de um sistema. No gerenciamento de configuração, ajuda no rastreamento das mudanças granulares e ajuda na manutenção do sistema, bem como para qualquer possível detecção de erro.