Itânico

Definição – O que significa Itanic?

“Itanic” é uma gíria de TI para um processador Intel, ou um conjunto de processadores, oficialmente conhecido como Itanium. Lançado em 2001, o primeiro chip Itanium não era popular e foi feito apenas brevemente. As edições sucessivas tiveram apelo variado dentro da indústria.

Definirtec explica Itanic

Antes do advento do processador Itanium, a Intel fazia experiências com Reduced Instruction Set Computing (RISC) e seus limites de processamento. Após seu lançamento, os engenheiros descobriram que o Itanium não era muito melhor do que outros sistemas de computação RISC ou CISC. A Intel vendeu apenas alguns milhares desses processadores no mercado. Um sucessor, o Itanium 2, foi lançado em 2002 e foi implementado principalmente em servidores corporativos.

Os chips Itanium estavam em desenvolvimento há anos e eram muito esperados. Portanto, quando seu sucesso foi significativamente menor do que o previsto, eles foram vistos como um fracasso, daí a comparação com o naufrágio do Titanic.

Itanium 2 melhorou um sistema de manipulação de memória amplamente criticado como ineficiente e não otimizado. O chip Itanium 2 e as versões subsequentes ganharam destaque nos mercados de servidores corporativos. No entanto, os críticos dos recentes chips Intel “Kittson” e “Poulson” sugerem que esses modelos também não são inovadores o suficiente e não movem a indústria para frente, trazendo novamente o epíteto depreciativo “Itanic”.