Definição – o que significa isolamento de navegador?
O isolamento do navegador é uma ideia de ponta em segurança cibernética que consiste em manter as operações do navegador longe de um ambiente bare-metal ou sistema de hardware de servidor intermediário, a fim de fornecer barreiras contra malware, vírus e outras ameaças. Com o isolamento do navegador, a sessão do navegador do usuário é abstraída do acesso direto à Internet – o que permite que todos os tipos de atividades prejudiciais fiquem presas em um nível externo e nunca penetrem no interior de uma rede local ou outra atmosfera de rede.
Definirtec explica o isolamento do navegador
O isolamento do navegador foi desenvolvido em 2009 e foi pioneiro em um ambiente de segurança cibernética militar. Alguns especialistas em segurança cibernética se referem a um conceito semelhante como o modelo “airgap”, no qual uma rede segura é fisicamente isolada de uma rede não segura. Por exemplo, esse tipo de processo é freqüentemente usado em instalações nucleares e outros sistemas militares ou governamentais de missão crítica.
Muitos serviços modernos de isolamento de navegador utilizam hospedagem em nuvem para isolar a sessão do navegador do hardware. Curiosamente, muitos deles também usam a conteinerização, em que um contêiner virtualizado digital opera individualmente com o sistema operacional do cliente e a atividade do navegador é colocada dentro do contêiner para isolá-lo de outras partes da rede.