Definição – o que Isaac Asimov quer dizer?
Isaac Asimov (1920–1992) foi um autor de ficção científica mais conhecido por sua série de romances “Fundação”, bem como pela coleção de contos “Eu, Robô”. Asimov formulou as Três Leis da Robótica neste último, o que continua a influenciar os pesquisadores em robótica e inteligência artificial (IA). Asimov também escreveu livros de ciência populares e mistérios, além de ficção científica.
Definirtec explica Isaac Asimov
Isaac Asimov foi um autor prolífico de ficção científica e livros de ciência populares. Asimov é mais conhecido por sua série de romances “Fundação”, bem como pelas Três Leis da Robótica que formulou em sua coleção de histórias “Eu, Robô”:
- Um robô não pode ferir um ser humano ou, por inação, permitir que um ser humano sofra algum dano.
- Um robô deve obedecer às ordens dadas por seres humanos, exceto quando tais ordens entrarem em conflito com a Primeira Lei.
- Um robô deve proteger sua própria existência, desde que tal proteção não entre em conflito com a Primeira ou a Segunda Lei.
Isaac Asimov nasceu na Rússia no que ele comemorou como 2 de janeiro de 1920, embora a data real de seu nascimento não fosse clara devido à manutenção de registros deficientes e à diferença entre os calendários juliano e judaico. A família Asimov emigrou para a cidade de Nova York, onde possuía várias lojas de doces. Asimov, que aprendeu sozinho a ler aos cinco anos, deu crédito à coleção de revistas populares da loja por fomentar seu amor pela palavra escrita.
Asimov se formou bacharel em química pela Universidade de Columbia em 1939, seguido por um mestrado em 1941 e um doutorado em bioquímica em 1948. Enquanto mantinha sua carreira de escritor, Asimov serviu no corpo docente da Escola de Medicina da Universidade de Boston em caráter não docente .
Além da ficção científica, Asimov escreveu livros de não ficção sobre uma variedade de assuntos, bem como histórias de mistério e até mesmo limericks.
Asimov morreu em 6 de abril de 1992, de complicações da AIDS contraída por uma transfusão de sangue durante uma cirurgia de ponte de safena em 1983, antes que o sangue doado fosse testado para HIV.