Definição – O que significa Java Remote Method Invocation (Java RMI)?
Java Remote Method Invocation (Java RMI) é um mecanismo que permite que um objeto em execução de Java Virtual Machine (JVM) invoque métodos em um objeto em execução em outra JVM. Ele facilita a chamada remota de métodos de objeto Java e o compartilhamento de recursos e serviços.
Definirtec explica Java Remote Method Invocation (Java RMI)
Java RMI é um mecanismo tecnológico no qual um servidor e um cliente se comunicam e passam informações enquanto contam com o Java Remote Method Protocol (JRMP). Java depende muito da serialização de objetos Java, que permite a transmissão de objetos como um fluxo. O RMI também permite que um cliente e servidor carreguem novos tipos de objetos dinamicamente, conforme necessário.
RMI usa arquitetura em camadas:
- Camada de aplicação
- Camada de esboço e esqueleto
- Camada de referência remota
- Camada de transporte
Java RMI tem inúmeras vantagens, como segue:
- Portátil para qualquer JVM
- Parte da abordagem de escrita uma vez executada em qualquer lugar (WORA) do Java
- Seguro e protegido: usa mecanismos de segurança Java integrados para facilitar a segurança do sistema durante as implementações de download do usuário
- Fácil de escrever / Fácil de manter: Facilita a escrita de servidores Java remotos e clientes Java que acessam esses servidores
Considere este cenário: O usuário A cria uma classe, que possui métodos que fornecem um serviço específico. O usuário B deseja o serviço do usuário A. Por meio do Java RMI, o usuário B pode invocar o método do objeto. O usuário A coloca o serviço no registro. O usuário B não tem conhecimento do local do serviço, portanto, ele chama o registro RMI. O registro então localiza o serviço, que invoca o método.