Definição – o que significa interrupção de software?
Uma interrupção de software é um tipo de interrupção causada por uma instrução especial no conjunto de instruções ou por uma condição excepcional no próprio processador. Uma interrupção de software é invocada por software, ao contrário de uma interrupção de hardware, e é considerada uma das maneiras de se comunicar com o kernel ou de invocar chamadas de sistema, especialmente durante o tratamento de erros ou exceções.
Definirtec explica a interrupção do software
Uma interrupção de software geralmente ocorre quando um software aplicativo é encerrado ou quando solicita algum serviço ao sistema operacional. Isso é bem diferente de uma interrupção de hardware, que ocorre no nível do hardware. Uma interrupção de software só se comunica com o kernel e interrompe indiretamente a unidade de processamento central. Todas as interrupções de software estão associadas a um manipulador de interrupções, que na verdade é apenas uma rotina ativada quando ocorre uma interrupção. Apenas um bit de informação é comunicado durante uma interrupção de software. Freqüentemente, uma interrupção de software é usada para realizar uma solicitação de entrada / saída. Essa solicitação, por sua vez, chama as rotinas do kernel que realmente executam o serviço.
Uma interrupção de software geralmente emula a maioria dos recursos de uma interrupção de hardware. Como uma interrupção de hardware, ele chama apenas um vetor de interrupção específico e salva os acumuladores e registradores. Uma interrupção de software também pode usar algumas das rotinas de interrupção de hardware.
Semelhante em funcionalidade a uma chamada de sub-rotina, uma interrupção de software é usada para finalidades diferentes em um dispositivo. Um exemplo notável é quando se comunica com o controlador de disco para ler e gravar dados de e para um disco.