Interromper

Definição – o que significa interrupção?

Uma interrupção é uma função de um sistema operacional que fornece multitarefa de vários processos. A interrupção é um sinal que avisa o sistema operacional para parar de trabalhar em um processo e começar a trabalhar em outro.

Definirtec explica a interrupção

A ideia da interrupção está no cerne do design moderno do sistema operacional. Por sua natureza, um sistema operacional é linear e não pode lidar com mais de uma tarefa de computação em um determinado momento. No entanto, à medida que os sistemas operacionais modernos se tornaram mais avançados, engenheiros e desenvolvedores incluíram a funcionalidade de interrupção para ajudar o sistema operacional a lidar com muitos programas diferentes, entrando e saindo de várias tarefas, com o mínimo de inconveniência para o usuário. Isso significa que os sistemas operacionais modernos podem realizar muitas tarefas diferentes de maneiras que não atrasam a atividade do usuário. Agora, enquanto um usuário está visualizando ou usando um programa, o sistema operacional pode estar em segundo plano trabalhando em alguma outra tarefa. Quando o usuário gera um evento que exige que o sistema operacional se concentre no programa principal que está sendo usado, uma interrupção pode facilitar uma resposta rápida.

Um módulo de código caracterizado como um manipulador de interrupção usa uma fila disponível para priorizar programas diferentes em momentos diferentes. Em alguns casos, também é usado um trecho de código denominado planejador. Muitos tipos diferentes de interrupções aumentam a capacidade de um sistema operacional de fornecer serviços sob demanda aos usuários, ao mesmo tempo em que lida com mais e mais tarefas de computação adicionais em segundo plano.

As interrupções podem estar relacionadas a eventos do usuário, como abrir janelas ou usar controles do programa. Eles também podem ser baseados em eventos de hardware, como o início e o fim de um processo de backup de um disco para outro, ou relacionados a respostas de drivers periféricos. Todos esses diferentes tipos de interrupções ajudam o sistema operacional a funcionar sem problemas e parecem lidar com muitas coisas ao mesmo tempo.

Esta definição foi escrita no contexto da Computação