Intérprete

Definição – O que significa Intérprete?

Um intérprete é um programa de computador usado para executar diretamente instruções de programa escritas em uma das muitas linguagens de programação de alto nível.

O intérprete transforma o programa de alto nível em uma linguagem intermediária que ele executa, ou pode analisar o código-fonte de alto nível e executar os comandos diretamente, o que é feito linha por linha ou instrução por instrução.

Definirtec explica Intérprete

Os humanos só podem entender linguagens de alto nível, que são chamadas de código-fonte. Os computadores, por outro lado, só podem entender programas escritos em linguagens binárias, portanto, um intérprete ou compilador é necessário.

As linguagens de programação são implementadas de duas maneiras: interpretação e compilação. Como o nome sugere, um interpretador transforma ou interpreta um código de programação de alto nível em código que pode ser entendido pela máquina (código de máquina) ou em uma linguagem intermediária que pode ser facilmente executada também.

O intérprete lê cada instrução de código e então converte ou executa diretamente. Em contraste, um montador ou compilador converte um código-fonte de alto nível em código nativo (compilado) que pode ser executado diretamente pelo sistema operacional (por exemplo, criando um programa .exe).

Tanto os compiladores quanto os interpretadores têm suas vantagens e desvantagens e não são mutuamente exclusivos; isso significa que eles podem ser usados ​​em conjunto, já que a maioria dos ambientes de desenvolvimento integrados empregam compilação e tradução para algumas linguagens de alto nível.

Na maioria dos casos, um compilador é preferível, pois sua saída é executada muito mais rápido em comparação com uma interpretação linha por linha. Em vez de escanear todo o programa e traduzi-lo em código de máquina como um compilador faz, o interpretador traduz o código uma instrução por vez.

Enquanto o tempo para analisar o código-fonte é reduzido, especialmente um particularmente grande, o tempo de execução de um interpretador é comparativamente mais lento do que um compilador. Além disso, como a interpretação ocorre por linha ou instrução, ela pode ser interrompida no meio da execução para permitir a modificação ou depuração do código.

Os compiladores devem gerar código-objeto intermediário que requer mais memória para ser vinculado, ao contrário dos interpretadores que tendem a usar a memória com mais eficiência.

Como um interpretador lê e executa o código em um único processo, é muito útil para scripts e outros pequenos programas. Como tal, é comumente instalado em servidores Web, que executam muitos scripts executáveis. Ele também é usado durante o estágio de desenvolvimento de um programa para testar pequenos pedaços de código um por um, em vez de ter que compilar o programa inteiro todas as vezes.

Cada instrução de origem será executada linha por linha durante a execução, o que é particularmente apreciado por razões de depuração para reconhecer erros imediatamente. Os intérpretes também são usados ​​para fins educacionais, pois podem ser usados ​​para mostrar aos alunos como programar um script por vez.

As linguagens de programação que usam interpretadores incluem Python, Ruby e JavaScript, enquanto as linguagens de programação que usam compiladores incluem Java, C ++ e C.