Internet2

Internet2 é uma rede de pesquisa e educação que fornece conectividade de rede de alta velocidade e serviços às instituições membros. É operada por um consórcio de universidades, instituições de pesquisa e agências governamentais. Os membros da Internet2 têm acesso a uma variedade de recursos, incluindo redes de alta velocidade, aplicações e ferramentas de colaboração. Qual é a diferença entre a Internet e a Internet2? A Internet é o sistema global de redes de computadores interconectados que utilizam o conjunto de protocolos de Internet (TCP/IP) para conectar dispositivos em todo o mundo. É uma rede de redes que consiste em redes privadas, públicas, acadêmicas, empresariais e governamentais de âmbito local a global, ligadas por uma ampla gama de tecnologias de redes eletrônicas, sem fio e ópticas. A Internet transporta uma extensa gama de recursos e serviços de informação, tais como os documentos e aplicações de hipertexto interligados da World Wide Web (WWW), correio electrónico, telefonia e partilha de ficheiros.

Internet2 é um consórcio liderado por um grupo de universidades americanas que estão trabalhando em conjunto para desenvolver e implantar aplicações e tecnologias avançadas de rede. O objetivo da Internet2 é apoiar a pesquisa e a educação na vanguarda da inovação de redes. O consórcio está desenvolvendo uma nova rede de alto desempenho que será capaz de suportar aplicações que requerem largura de banda muito alta e latência muito baixa (delay). Internet2 também está trabalhando em novas aplicações que irão tirar proveito da rede de alto desempenho.

Quais são os benefícios da tecnologia Internet2?

A tecnologia Internet2 fornece uma infra-estrutura de rede de alta velocidade que suporta aplicativos avançados, como videoconferência, mídia de streaming e backup remoto de dados e recuperação de desastres. A Internet2 também suporta aplicativos de pesquisa e educação que requerem largura de banda muito alta ou baixa latência, tais como física de alta energia e imagens médicas.

Poderia haver uma segunda Internet?

A resposta curta é “não”. A Internet é uma rede global de redes de computadores interligados que utilizam o Internet Protocol Suite (TCP/IP) para se comunicarem uns com os outros. Não pertence nem é operada por nenhuma entidade, e não há controle centralizado.

O termo “Internet” é às vezes usado para se referir ao conjunto de todas as redes informáticas públicas e privadas que estão conectadas à Internet, mas esta não é uma definição precisa ou precisa.

É possível, no entanto, que haja várias Internets que não estão conectadas entre si. Por exemplo, pode haver uma Intranet corporativa que não seja acessível ao público em geral. Ou, pode haver uma Internet nacional que só seja acessível dentro das fronteiras de um único país.

Em teoria, também é possível haver várias Internets que estão conectadas entre si, mas que utilizam protocolos diferentes ou têm regras e regulamentos diferentes. No entanto, isto não é provável que aconteça na prática, pois levaria à confusão e ao caos.

O que é intranet e extranet da Internet?

Uma intranet de Internet é uma rede privada que usa protocolos de Internet, conectividade de rede e possivelmente a Internet pública para compartilhar com segurança parte ou toda a informação interna de uma organização entre seus funcionários. Uma extranet é semelhante a uma intranet mas também permite comunicações seguras com parceiros, fornecedores e clientes.

O termo “intranet” refere-se a uma rede privada que é interna a uma organização. Uma intranet usa protocolos de Internet e conectividade de rede para compartilhar com segurança parte ou toda a informação interna da organização entre seus funcionários. O termo “extranet” se refere a uma rede privada que é estendida para incluir organizações parceiras. Uma extranet usa protocolos de Internet e conectividade de rede para compartilhar informações de forma segura com organizações parceiras.

De que é feita a Internet? A Internet é feita de muitas coisas diferentes, mas no seu núcleo, é feita de uma rede de computadores que estão conectados uns aos outros. Estes computadores estão conectados uns aos outros usando uma variedade de tecnologias diferentes, incluindo cabos físicos, sinais sem fio, e muito mais.