Internet

A Internet é um sistema global de redes de computadores interconectados que utilizam o padrão Internet Protocol Suite (TCP/IP) para servir bilhões de usuários em todo o mundo. É uma rede de redes que consiste em redes privadas, públicas, acadêmicas, empresariais e governamentais de âmbito local a global, ligadas por uma ampla gama de tecnologias de redes eletrônicas, sem fio e ópticas. A Internet transporta uma extensa gama de recursos e serviços de informação, tais como os documentos de hipertexto interligados da World Wide Web (WWW) e a infra-estrutura de suporte ao e-mail.

As origens da Internet remontam às pesquisas encomendadas pelo governo dos Estados Unidos nos anos 60 para construir uma comunicação robusta e tolerante a falhas com redes de computadores. A rede precursora primária, a ARPANET, serviu inicialmente como espinha dorsal para a interligação das redes académicas e militares regionais na década de 1980. O financiamento da National Science Foundation Network como sucessora da ARPANET foi fundamental para o desenvolvimento da Internet atual. A Internet é neutra? A Internet não é neutra. Há uma série de formas de o fazer. Uma delas é que alguns provedores de serviços dão tratamento preferencial a certos tipos de tráfego. Por exemplo, eles podem dar prioridade ao tráfego de seus próprios serviços ou de serviços que pagaram por tratamento preferencial. Isto pode resultar em velocidades mais lentas para outros tipos de tráfego.

Outra forma em que a Internet não é neutra é que alguns países têm leis que restringem o que as pessoas podem fazer online. Por exemplo, a China tem um “Great Firewall” que bloqueia o acesso a muitos sites estrangeiros. Isto significa que as pessoas na China têm uma experiência da Internet diferente das pessoas de outros países.

O termo “neutralidade da rede” é usado para se referir à ideia de que a Internet deve ser neutra, e que todo o tráfego deve ser tratado igualmente. Este é um tema controverso, e há argumentos a favor e contra a neutralidade da rede.

Como funciona o básico gratuito?

O Free Basics fornece acesso gratuito a uma seleção de serviços essenciais da Internet como comunicação, educação, saúde, emprego e informações básicas. As pessoas que não podem pagar por dados podem usar o Free Basics para encontrar empregos, obter informações de saúde e conectar-se com pessoas queridas. O programa é parte da nossa missão de tornar a internet acessível a todos.

Como funciona o Free Basics?

Quando você usa o Free Basics, você pode acessar sites e aplicativos que fazem parte do programa sem taxas de dados. Uma vez que você tenha usado sua permissão de dados, você ainda pode navegar na internet, mas você será cobrado pelo uso de dados.

O Free Basics está disponível em países do mundo inteiro, e estamos sempre adicionando novos parceiros. Para ver se o Free Basics está disponível em seu país, e para descobrir quais sites e aplicativos fazem parte do programa, visite nosso site.

A neutralidade da rede está presente na Índia?

Na Índia, a Telecom Regulatory Authority of India (TRAI) tem sido uma forte defensora da neutralidade da rede. Em Novembro de 2017, a TRAI publicou um documento de consulta sobre “Neutralidade da Rede”, que definiu a neutralidade da rede como “o princípio de que todo o tráfego da Internet deve ser tratado de forma igual, sem considerar o conteúdo, a aplicação ou o serviço”.

Em Janeiro de 2018, o TRAI emitiu as suas “Recomendações sobre a Neutralidade da Rede”, nas quais afirmava o seu apoio aos princípios da neutralidade da rede. As recomendações do TRAI incluíam a proibição de os fornecedores de serviços de Internet discriminarem qualquer conteúdo, aplicação ou serviço com base na sua origem, destino ou propriedade.

As recomendações do TRAI foram bem acolhidas por muitos na Índia, uma vez que são vistas como um passo forte para garantir que a Internet continue a ser um campo aberto e equitativo no país. No entanto, alguns críticos argumentaram que as recomendações não vão suficientemente longe para garantir uma verdadeira neutralidade da rede e que podem permitir algumas formas de discriminação.

O que acontece ao Facebook grátis?

A partir de 28 de setembro de 2018, o Facebook não oferece mais uma versão gratuita do seu site para os usuários nos Estados Unidos. Os usuários que tentam acessar a versão gratuita do Facebook nos Estados Unidos agora são redirecionados para a versão baseada em assinatura do site, chamada Facebook Premium. O Facebook Premium é um serviço por assinatura que dá aos usuários acesso a recursos adicionais não disponíveis na versão gratuita do site, tais como navegação sem anúncios e acesso antecipado a novos recursos.

A mudança na política é um resultado da recente decisão do Facebook de se concentrar mais no seu serviço de assinatura premium. Em uma declaração, o Facebook disse que “Estamos introduzindo o Facebook Premium para oferecer às pessoas nos EUA uma maneira alternativa de acessar o Facebook com mais recursos e benefícios”.

A mudança para um modelo baseado em assinaturas nos EUA provavelmente será seguida por mudanças semelhantes em outros países. O Facebook ainda não anunciou planos para implantar o Facebook Premium em outros mercados, mas espera-se que o serviço de assinatura venha a estar disponível globalmente.

A Índia permite o Facebook?

Sim, a Índia permite o Facebook. Desde maio de 2020, o Facebook tem mais de 2,6 bilhões de usuários ativos mensais, sendo que mais de 1,73 bilhões deles estão localizados na Ásia. A Índia é o lar do segundo maior número de usuários do Facebook no mundo, com mais de 260 milhões de pessoas usando a plataforma de mídia social.