Definição – o que significa interferência de radiofrequência (RFI)?
A interferência de radiofrequência é a condução ou radiação de energia de radiofrequência que faz com que um dispositivo eletrônico ou elétrico produza ruído que normalmente interfere no funcionamento de um dispositivo adjacente. Também se refere à interrupção da funcionalidade normal de um satélite devido à interferência da radioastronomia. A interferência de radiofrequência pode interromper e perturbar o funcionamento normal de dispositivos eletrônicos e elétricos e, portanto, é importante limitá-la quando possível.
Definirtec explica a interferência de radiofrequência (RFI)
A interferência de radiofrequência é emitida pela maioria dos dispositivos eletrônicos e elétricos, como relés de energia de comutação, controles industriais, instrumentação médica, impressoras eletrônicas, computadores pessoais, laptops, consoles de jogos, dispositivos de computação, etc. Existem duas maneiras pelas quais um dispositivo eletrônico ou elétrico emite interferência de radiofrequência: interferência de radiofrequência irradiada e interferência de radiofrequência conduzida. No caso do primeiro, a interferência é emitida diretamente para o ambiente a partir do próprio dispositivo, enquanto no último, a interferência é liberada em uma linha de alimentação CA por meio do cabo de alimentação de um componente ou dispositivo. No caso das comunicações por satélite, a interferência de radiofrequência pode acontecer natural ou intencionalmente. Diferentes formas de clima espacial, incluindo tempestades solares, podem causar uma interferência natural de radiofrequência, enquanto a interferência feita pelo homem é considerada interferência intencional de radiofrequência.
A proteção adequada no gabinete de um dispositivo ajuda a controlar a interferência de radiofrequência irradiada. Um filtro de linha de energia pode ajudar a controlar a interferência de radiofrequência conduzida em níveis satisfatórios e aceitáveis. No caso de comunicações por satélite, o uso de antenas altamente direcionais e filtragem de extremidade forte pode ajudar a resolver a interferência de radiofrequência de banda estreita. No caso de interferência de banda larga, a modificação da fonte pode ajudar a reduzir a interferência.
Agências de segurança e muitos órgãos governamentais estabeleceram normas sobre interferência de radiofrequência e emissões de ruído. Eles também têm normas e regulamentos relativos às comunicações de radiofrequência.