Definição – o que significa interface serial?
Uma interface serial é uma interface de comunicação que transmite dados como um único fluxo de bits, normalmente usando um cabo de fio mais terra, um único canal sem fio ou um par de fios.
A interface serial atua como uma interface de comunicação entre dois sistemas digitais que enviam dados como uma série de pulsos de tensão por um fio. Em contraste, uma interface paralela transmite vários bits simultaneamente usando fios diferentes.
Alguns dispositivos que usam a interface serial incluem o Barramento Serial Universal (USB), Padrão Recomendado No. 232 (RS-232), 1-Wire e I2C.
Definirtec explica a interface serial
Fundamentalmente, a interface serial codifica os bits de um número binário por sua localização “temporal” em um fio, em vez de por sua localização “espacial” dentro de um grupo de fios.
Existem dois tipos de interface serial:
- Interface serial assíncrona (comumente abreviada como SCI): Com a SCI, os dados são enviados em quadros bem definidos. Um quadro refere-se ao pacote total de bits não divisível. Incluídos no quadro estão certas informações (por exemplo, dados) e alguma sobrecarga (por exemplo, bits de controle).
Os quadros usados em um protocolo serial assíncrono geralmente incluem um único bit de início, bits de paridade, sete ou oito bits de dados e, às vezes, um bit de parada. SCI é freqüentemente usado para estabelecer a comunicação entre dois sistemas de computador. O SCI é considerado assíncrono porque nenhum dos sistemas precisa sincronizar seu relógio antes de se comunicar.
- Interface serial síncrona (comumente abreviada como SPI): No SPI, o receptor não tem nenhum relógio interno, o que indica que o receptor não é capaz de sincronizar individualmente sua leitura de linha de dados com a taxa de transmissão do transmissor. O receptor requer alguma assistência e esse suporte está disponível na forma de um sinal de relógio, que é compartilhado pelo receptor e pelo transmissor. O sinal do relógio serve como uma linha de controle que informa ao receptor sobre o melhor momento para ler a linha de dados. Isso implica que o receptor e o transmissor devem sincronizar sua acessibilidade à linha de dados para enviar dados com sucesso.
O SPI geralmente é usado se um microcontrolador precisa enviar dados a um dispositivo sem relógio interno.