Definição – O que significa Interface Homem-Máquina (HMI)?
A interface homem-máquina (HMI) é um componente de certos dispositivos que são capazes de lidar com interações homem-máquina. A interface consiste em hardware e software que permitem que as entradas do usuário sejam traduzidas em sinais para máquinas que, por sua vez, fornecem o resultado necessário ao usuário. A tecnologia de interface homem-máquina tem sido usada em diferentes indústrias, como eletrônica, entretenimento, militar, médica, etc. As interfaces homem-máquina ajudam na integração de humanos em sistemas tecnológicos complexos.
A interface homem-máquina também é conhecida como interface homem-máquina (MMI), interface homem-computador ou interface homem-máquina.
Definirtec explica a Interface Homem-Máquina (HMI)
No HMI, as interações são basicamente de dois tipos, ou seja, humano para máquina e máquina para humano. Uma vez que a tecnologia HMI é onipresente, as interfaces envolvidas podem incluir sensores de movimento, teclados e dispositivos periféricos semelhantes, interfaces de reconhecimento de voz e qualquer outra interação na qual as informações são trocadas usando visão, som, calor e outros modos cognitivos e físicos são considerados parte de HMIs.
Embora considerada uma área tecnológica autônoma, a tecnologia HMI pode ser usada como um adaptador para outras tecnologias. A base da construção de HMIs depende em grande parte da compreensão das capacidades físicas, comportamentais e mentais humanas. Em outras palavras, a ergonomia constitui os princípios por trás dos HMIs. Além de aprimorar a experiência e a eficiência do usuário, os HMIs podem fornecer oportunidades únicas para aplicações, aprendizado e recreação. Na verdade, o HMI ajuda na rápida aquisição de habilidades para os usuários. Um bom HMI é capaz de fornecer interações realistas e naturais com dispositivos externos.
As vantagens proporcionadas pela incorporação de HMIs incluem redução de erros, aumento da eficiência do sistema e do usuário, maior confiabilidade e facilidade de manutenção, maior aceitação e conforto do usuário, redução nos requisitos de treinamento e habilidade, redução no estresse físico ou mental dos usuários, redução na saturação de tarefas, aumento economia de produção e produtividade, etc.
Telas sensíveis ao toque e interruptores de membrana podem ser considerados exemplos de HMIs. A tecnologia HMI também é amplamente usada em telas virtuais e planas, reconhecimento de padrões, acesso à Internet e computador pessoal, entrada de dados para dispositivos eletrônicos e fusão de informações.
Organismos profissionais como GEIA e ISO fornecem padrões e diretrizes aplicáveis à tecnologia de interface homem-máquina.