Definição – O que significa Interface de Taxa Primária (PRI)?
A Interface de Taxa Primária (PRI) é um padrão de interface de telecomunicações usado principalmente em Redes Digitais de Serviços Integrados (ISDNs) e é basicamente um serviço fornecido para usuários corporativos maiores. As linhas PRI são um serviço de alta capacidade realizado em linhas tronco T1 ou E1, dependendo do país, entre a estação central de serviço da operadora de telecomunicações e o terminal do cliente.
Definirtec explica a Interface de Taxa Primária (PRI)
A linha tronco T1 usada em um serviço PRI é dividida em 24 canais com capacidade de 64 Kbps cada. Vinte e três desses canais são chamados de canais portadores (canais B), o equivalente a 23 linhas telefônicas, enquanto o 24º canal é chamado de canal delta (canal D), que é usado para transportar sinais de controle e informações como identificação de chamadas e informações Serviços. Em contraste, uma linha tronco E1 tem 32 canais, 30 dos quais são usados como canais B e 2 como canais D. T1 é usado por países como EUA, Canadá e Japão, enquanto a maioria dos países europeus usa linhas E1.
Vantagens das linhas PRI:
- Instalação e faturamento consolidados – em comparação com a obtenção de 30 linhas telefônicas individuais e todas elas terminadas de ponta a ponta e instaladas, uma única linha PRI economiza tempo e dinheiro.
- Mais confiável – as linhas PRI são digitais, portanto têm melhor clareza do que as linhas troncais analógicas e também são mais fáceis de solucionar.
- Mais seguro – Ao contrário das linhas analógicas, elas não podem ser simplesmente acessadas para ouvir conversas.
- Chamadas mais rápidas – as chamadas são estabelecidas mais rapidamente do que com linhas analógicas.
- Flexível – um ou vários canais podem ser usados para voz ou dados para uma largura de banda maior.