Definição – O que significa Interface de Distribuição de Dados de Cobre (CDDI)?
A interface de distribuição de dados de cobre (CDDI) é uma implementação de rede de interface de dados distribuídos de fibra (FDDI).
O CDDI usa cabeamento, que é um cabo de par trançado sem blindagem (UTP) feito de cobre. O CDDI também usa os mesmos protocolos e construções do FDDI, mas usa fio de cobre como meio.
O CDDI / FDDI foi considerado um bom sistema para a implementação de um backbone de rede de campus do início a meados dos anos 1990. No entanto, ele se tornou obsoleto pela Ethernet e depois pela Gigabit Ethernet e não é mais usado.
Este termo também é conhecido como interface de dados distribuídos de par trançado (TP-DDI).
Definirtec explica a interface de distribuição de dados de cobre (CDDI)
A topologia lógica usada no CDDI é uma rede de token baseada em anel. O CDDI não usa o protocolo IEEE 802.5 Token Ring, mas deriva do protocolo IEEE 802.4 Token Bus Timed Token. Esta rede pode suportar milhares de usuários ou terminais, bem como cobrir uma ampla área geográfica.
O CDDI não é amplamente aplicado devido à redução do preço da instalação de fibra óptica, que apresenta maior eficiência, largura de banda muito maior e imunidade a interferências. A transferência de dados em CDDI tem uma taxa de transferência de 100 Mbps ao usar uma arquitetura de redundância.
CDDI é o mesmo sistema de rede que FDDI, embora o meio para a transmissão seja um fio de par trançado de cobre em vez de cabos de fibra óptica. Os cabos de cobre não são mais amplamente usados porque só podem se estender até 100 metros, em comparação com os 1,000 metros dos cabos de fibra óptica. O CDDI é comumente implementado em uma ampla área geográfica.