Definição – O que significa Global Internet Exchange (GIX)?
Global Internet Exchange (GIX) é uma rede global de pontos de troca de Internet baseados em pares (IXP ou IX) usada para a troca de tráfego entre Provedores de Serviços de Internet (ISP) e grandes redes. Os IXPs fornecem a infraestrutura física (roteadores, switches e outros equipamentos de suporte), que servem de base para a troca de tráfego entre os ISPs. Isso fornece uma alternativa de baixo custo, redundante, à prova de falhas, baseada em rota e de baixa latência para links mais caros e baseados em trânsito para ISPs de alto nível.
Definirtec explica Global Internet Exchange (GIX)
A Internet é uma rede hierárquica complexa que serve como base global para ISP e troca de dados de clientes. O tráfego do ISP é roteado dentro de outros ISPs, de acordo com as solicitações do cliente. Os clientes se conectam a ISPs Tier3, que usam um link direto para se conectar a ISPs Tier 2, que fornecem interconectividade entre ISPs Tier 3, bem como roteamento de tráfego para a rede Tier-1 (a Internet).
Os ISPs de Nível 2 cobram ISPs de Nível 3 pela largura de banda e volume de tráfego, o que é caro e ineficiente e induz latência desnecessária – mesmo se a origem e o destino estiverem geograficamente próximos. Como alternativa aos links baseados em trânsito, os ISPs também usam IXPs para interconectividade. Esses pontos de troca de Internet (IEP) fornecem um local físico no qual os ISPs podem trocar tráfego sem limitações de largura de banda e volume. Ambas as redes geralmente estão localizadas na mesma cidade, portanto, a interconexão direta reduz a latência.
IXPs comerciais e comunitários existem em redes GIX. Os acordos de peering IXP são normalmente assinados para arcar com os custos de instalação. As trocas caras exigem que os participantes paguem anualmente ou mensalmente, dependendo da velocidade da porta. Interface de dados distribuída de fibra (FDDI), modo de transferência assíncrona (ATM), Fast Ethernet e Gigabit Ethernet são as tecnologias mais amplamente utilizadas em configurações GIX e IXP. O Border Gateway Protocol (BGP) forma o backbone de roteamento e o Multiprotocol Label Switching (MPLS) forma o backbone de comutação. A maioria dos IXPs nas redes GIX deixa a configuração da sessão para membros individuais que entram em contato e configuram sessões individuais entre si. Muitos IXPs em redes GIX também implementam o peering multilateral (MLP), onde cada membro faz peering com um servidor de rota, que distribui automaticamente as rotas para outros membros que fazem peering com o servidor de rota.