Definição – O que significa Electronic Data Interchange (EDI)?
O intercâmbio eletrônico de dados (EDI) é a transmissão eletrônica de dados estruturados por padrões de mensagem acordados de um sistema de computador para outro sem intervenção humana. É um sistema de troca de documentos comerciais com entidades externas.
EDI se refere a uma família de padrões e não especifica métodos de transmissão, que são livremente acordados pelos parceiros comerciais.
A ampla adoção do EDI no mundo dos negócios facilita a eficiência e a redução de custos. O EDI é usado em diversas relações business-to-business como:
- Intercâmbios entre prestadores de cuidados de saúde e seguradoras
- Reservas de viagens e hotéis
- Educação
- Gestão da cadeia de abastecimento
- administração
- Relatórios fiscais
Definirtec explica Electronic Data Interchange (EDI)
EDI é uma sequência de mensagens entre dois parceiros comerciais, podendo ambos servir como originador ou destinatário. As mensagens são transmitidas e recebidas sem intervenção humana. Cada mensagem é composta de acordo com uma sintaxe padronizada a partir de uma sequência de elementos de dados padronizados. É essa padronização que possibilita a montagem, desmontagem e processamento das mensagens pelo computador.
EDI é considerado uma representação técnica de uma conversa de negócios entre duas entidades, internas ou externas. Os padrões EDI foram projetados para serem independentes das tecnologias de comunicação e software. O EDI pode ser transmitido usando qualquer metodologia acordada entre o remetente e o destinatário.
Existem quatro conjuntos principais de padrões EDI:
- O Padrão UN / EDIFACT: O único padrão internacional e recomendado pela ONU
- O US Standard ANSI ASC X12 (X12): O padrão predominante na América do Norte
- O Padrão TRADACOM: O padrão predominante na indústria de varejo do Reino Unido
- O Padrão ODETTE: O padrão usado na indústria automobilística europeia
XML e EDI são tecnologias complementares. ASC X12 está trabalhando diligentemente para melhorar as comunicações em todo o mundo, colaborando na iniciativa XML de negócios eletrônicos (ebXML), um esforço mundial para desenvolver uma estrutura comum para mensagens de negócios XML.
As redes de valor agregado são as agências intermediárias que fornecem transmissão e armazenamento seguros e confiáveis de mensagens EDI. O EDI baseado na Web (webEDI) permite que uma empresa interaja com seus fornecedores sem implementar uma infraestrutura EDI complexa. Os serviços WebEDI requerem apenas uma conexão com a Internet; assim, o EDI tornou-se acessível e acessível até mesmo para pequenas e médias empresas.
EDI tem sido criticado por seus altos custos de instalação e VAN, bem como por padrões complexos. No entanto, seus benefícios incluem:
- Tempo: Tempo de ciclo reduzido e atendimento ao cliente aprimorado
- Custo: gerenciamento de inventário aprimorado e uso e armazenamento de papel minimizados
- Qualidade: relações comerciais aprimoradas e precisão
- Lucro: redução de custos, aumento da rotatividade e aumento do fluxo de caixa
- Eficiência: Maior produtividade