Definição – o que significa intercalação?
A intercalação é um processo ou metodologia para tornar um sistema mais eficiente, rápido e confiável, organizando os dados de maneira não contígua. Existem muitos usos para intercalar no nível do sistema, incluindo:
- Armazenamento: Como discos rígidos e outros dispositivos de armazenamento são usados para armazenar dados do usuário e do sistema, sempre há a necessidade de organizar os dados armazenados de forma adequada.
- Correção de erro: Erros na comunicação de dados e memória podem ser corrigidos por intercalação.
- Estruturas de dados multidimensionais
A intercalação também é conhecida como intercalação de setor.
Definirtec explica intercalação
A intercalação divide a memória em pequenos pedaços. É usado como uma técnica de alto nível para resolver problemas de memória de placas-mãe e chips. Aumentando a largura de banda para que os dados possam acessar pedaços de memória, o desempenho geral do processador e do sistema aumenta. Isso ocorre porque o processador pode buscar e enviar mais dados para e da memória na mesma quantidade de tempo.
A intercalação é a única técnica suportada por todos os tipos de placas-mãe. Sistemas de gerenciamento de processamento de alto nível são constantemente necessários para implementar tais técnicas. O Interleaving promove banco de dados e comunicação eficientes para servidores em grandes organizações.
Existem vários tipos de intercalação:
- Intercalação de duas vias: Dois blocos de memória são acessados no mesmo nível para operações de leitura e escrita. A chance de sobreposição existe.
- Four-Way Interleaving: Quatro blocos de memória são acessados ao mesmo tempo.
- Intercalação de correção de erros: os erros nos sistemas de comunicação ocorrem em grandes volumes, e não em ataques únicos. A intercalação controla esses erros com algoritmos específicos.
A latência é uma desvantagem da intercalação. A intercalação leva tempo e oculta todos os tipos de estruturas de erro, que não são eficientes.