Definição – O que significa Inter-IC (I2C)?
Um circuito inter-integrado (Inter-IC ou I2C) é um barramento serial multi-master que conecta periféricos de baixa velocidade a uma placa-mãe, telefone celular, sistema embarcado ou outros dispositivos eletrônicos.
Também conhecida como interface de dois fios.
Definirtec explica Inter-IC (I2C)
Desenvolvido pela Phillip Semiconductors em 1980, o I2C foi inicialmente projetado para reduzir custos ao otimizar sistemas de fiação massivos com uma interface mais fácil para conectar uma unidade de processamento central (CPU) a chips periféricos em uma televisão. Originalmente, ele tinha uma interface controlada por bateria, mas posteriormente utilizou um sistema de barramento interno.
Em 1992, a versão 1.0 foi o primeiro I2C padronizado. Em 1995, a Intel introduziu o barramento de gerenciamento de sistema (SMBus), que é derivado do I2C. O SMBus definiu protocolos mais firmes para comunicação com módulos de baixa largura de banda e às vezes suportava o I2C que exigia reconfiguração marginal. O SMBus é comparável ao barramento I2C, mas possui recursos aprimorados diferentes, como níveis de tensão, frequência de clock e uma preferência por um fio de solicitação de interrupção adicional.
Embora mais lento do que a maioria dos barramentos, o I2C é uma arquitetura barata e ideal para periféricos que não requerem muita velocidade, como controladores digital para analógico e analógico para digital, testes integrados, tempo real relógios, equilíbrio de cores, controle de tom e volume.