A rede baseada na intenção é uma tecnologia de rede que utiliza um controlador centralizado para gerir a configuração da rede e o fluxo de tráfego. O controlador usa um conjunto de políticas (ou “intenções”) para configurar e otimizar automaticamente a rede.
A rede baseada na intenção é projetada para simplificar a gestão da rede e torná-la mais escalável e flexível. Pode ser usado em ambientes de rede tradicionais, bem como em ambientes de redes definidas por software (SDN) e virtualização de funções de rede (NFV).
Em um ambiente de rede tradicional, um administrador de rede normalmente configura cada dispositivo individualmente de forma manual. Isto pode ser demorado e propenso a erros. Em contraste, com a rede baseada em intenções, o administrador define políticas de alto nível que são depois traduzidas em configurações de dispositivos de baixo nível pelo controlador.
Por exemplo, um administrador pode criar uma política para que todo o tráfego do departamento financeiro tenha prioridade sobre outro tráfego. O controlador então configura automaticamente os dispositivos de rede para implementar esta política.
Em um ambiente SDN, o controlador tem ainda mais controle sobre a rede. Ele pode ajustar dinamicamente o fluxo de tráfego em resposta à mudança das condições. Por exemplo, se o controlador detecta que um link está ficando congestionado, ele pode redirecionar o tráfego para outro link.
NFV é uma tecnologia relacionada que permite que funções de rede como firewalls e balanceadores de carga possam ser executados em hardware de commodity. Isto pode fornecer uma maneira mais econômica e flexível de implantar serviços de rede.
A rede baseada em intenções pode ser usada em conjunto com a NFV para proporcionar ainda mais flexibilidade e escalabilidade. Por exemplo, um administrador pode criar uma política de que todo o tráfego de um determinado departamento deve ser roteado através de um firewall. O controlador então implantaria automaticamente um dispositivo de firewall em um servidor de commodities e o configuraria para implementar a política.
O IBN é uma tecnologia relativamente nova e ainda está evoluindo. Existem vários fornecedores que oferecem soluções IBN, incluindo a Cisco, HPE e IBM. O que é orquestração de intenções? Orquestração intencional é o processo de configuração e gestão automática de dispositivos de rede para cumprir os objectivos de rede desejados. As ferramentas de orquestração de intenção permitem aos administradores de rede definir políticas de rede de alto nível, que depois são traduzidas em configurações de dispositivos de baixo nível. Esta abordagem pode simplificar o gerenciamento da rede e melhorar a confiabilidade e o desempenho da rede.
O que é o provisionamento baseado em intenção?
O provisionamento baseado em intenção é uma técnica para configurar automaticamente dispositivos de rede com base em políticas de alto nível, ou “intenção”. O objetivo do provisionamento baseado em intenção é facilitar aos administradores de rede o gerenciamento de redes grandes e complexas, abstraindo os detalhes de baixo nível dos dispositivos individuais e permitindo que eles se concentrem nos objetivos gerais da rede.
Em uma rede tradicional, cada dispositivo é configurado individualmente e independentemente de todos os outros. Este pode ser um processo demorado e sujeito a erros, especialmente em uma grande rede. O provisionamento baseado na intenção automatiza este processo, permitindo aos administradores especificar o estado desejado da rede como um conjunto de políticas de alto nível, ou “intenção”. Essas políticas são então traduzidas na configuração apropriada para cada dispositivo individual da rede.
Os benefícios do provisionamento baseado em intenção incluem a redução de erros de configuração, implementação mais rápida de novos serviços e gerenciamento mais fácil de redes grandes e complexas.
O que é a modelagem baseada em intenções?
A modelagem baseada em intenção é uma técnica de administração de rede que permite aos administradores gerenciar redes de forma mais eficaz, criando modelos que representam o estado desejado da rede. Esta abordagem pode ajudar os administradores a resolver problemas e fazer mudanças mais facilmente, bem como fornecer uma imagem clara da rede para outros usuários.
Qual é a maior rede existente?
A maior rede que existe é a Internet. É um sistema global de redes de computadores interligados que utilizam o conjunto de protocolos de Internet (TCP/IP) para ligar milhares de milhões de dispositivos em todo o mundo. É uma rede de redes que consiste em milhões de redes privadas, públicas, acadêmicas, empresariais e governamentais, de âmbito local a global, que estão ligadas por uma ampla gama de tecnologias de redes eletrônicas, sem fio e ópticas.
O que é o DNA da Cisco?
A Cisco DNA é uma solução de gerenciamento de rede baseada em nuvem que ajuda a simplificar a administração, a solução de problemas e a implantação da rede. Ela fornece uma visão centralizada da sua rede e permite que você provisione e configure rapidamente novos dispositivos. O DNA da Cisco também inclui recursos como atualizações automáticas de firmware e segurança integrada.