Definição – O que significa Customer Intelligence (CI)?
A inteligência do cliente (CI) é amplamente definida como um esforço para coletar e analisar dados sobre o comportamento do cliente. Negócios e organizações usam recursos e metodologias de CI para entender o que os clientes estão fazendo – e por quê. Muitos profissionais de CI usam um conjunto mais amplo de recursos conhecido como sistema de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) para coletar e usar dados de CI. Como as ferramentas de CRM e CI geralmente são compostas de tecnologias sofisticadas, os profissionais de TI envolvidos em CI podem exigir certas habilidades ou certificações.
Definirtec explica Customer Intelligence (CI)
Em geral, a inteligência do cliente (CI) depende de um processo de agregação de grandes quantidades de dados para entrada com tecnologias específicas e usando métodos avançados de análise. Um banco de dados é um recurso comum e básico para o gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) e o uso mais específico de dados de CI. Os profissionais de CI geralmente requerem o uso de banco de dados e habilidades ou qualificações de manutenção.
Além de manipular um banco de dados, os profissionais de CI podem precisar entender métodos para modelagem de dados colaborativa, como atribuição entre canais, que envolve trabalhar com software de modelagem específico para apresentação clara de dados e fornecer recursos para a tomada de decisões críticas de negócios. Os dados usados em CI podem se sobrepor aos dados usados para outras áreas de CRM e objetivos relacionados, como automação da força de vendas (SFA).
Embora muitos processos centrais de trabalho de CI envolvam tecnologia sofisticada, parte desse trabalho também existe “no campo”, onde os profissionais podem precisar desenvolver maneiras de obter mais informações sobre os clientes que não têm uma pegada digital associada ao seu relacionamento com uma empresa ou organização. Os componentes de CI também incluem pesquisas e outros tipos de alcance do cliente.