Definição – O que significa Swarm Intelligence (SI)?
A inteligência de enxame é a ideia de coordenar um grande número de entidades individuais de tecnologia para trabalharem juntas. É um conceito fundamental em TI que tem se mostrado útil e interessante, além de um tanto ameaçador, ao longo do desenvolvimento do progresso tecnológico moderno.
Definirtec explica Swarm Intelligence (SI)
Uma das primeiras aplicações da inteligência de enxame, pelo menos teoricamente, foi na ideia de um grande número de nanorrobôs agindo juntos, como popularmente relatado no romance “Prey” de Michael Crichton, de 2002. A ideia era que os nanorrobôs se “aglomerariam” como agentes livres para fins específicos. A ameaça era que eles poderiam sair do controle e “infectar” o ambiente físico de maneiras que seus criadores nunca planejaram.
O enxame de Michael Crichton é um exemplo da ideia subjacente da inteligência do enxame como imitação da ciência natural. Os especialistas dão exemplos como o bando de pássaros, o comportamento de formigas em colônias, cardumes de peixes e a proliferação de bactérias como sistemas naturais que fornecem modelos que a inteligência de enxame pode emular. Outros falam sobre processos estocásticos que podem modelar a inteligência de enxame com o propósito de entender melhor como as aplicações concretas de TI de inteligência de enxame funcionariam.
Hoje os cientistas estão pensando em usos de propósito geral da inteligência de enxame, bem como em aplicações mais específicas para sistemas de defesa e outros usos em outras indústrias. Por exemplo, alguns teorizam que uma trupe inteligente de tecnologias de enxame poderia ser capaz de ajudar com o problema devastador de minas terrestres semeadas em áreas anteriormente devastadas pela guerra. Em geral, a ideia de inteligência de enxame se encaixa com a ideia de vastas redes de tecnologias fracamente acopladas, como no modelo da internet das coisas que está se tornando tão proeminente no desenvolvimento de tecnologias de consumo.