Inteligência artificial estreita (ai estreita)

Definição – O que significa Narrow Artificial Intelligence (Narrow AI)?

A inteligência artificial estreita (IA estreita) é um tipo específico de inteligência artificial em que uma tecnologia supera os humanos em algumas tarefas definidas de forma muito restrita. Ao contrário da inteligência artificial geral, a inteligência artificial estreita se concentra em um único subconjunto de habilidades cognitivas e avança nesse espectro.

Definirtec explica Narrow Artificial Intelligence (Narrow AI)

Na história da IA, a inteligência artificial estreita surgiu muito antes de outros tipos de inteligência artificial. Alguém poderia argumentar que mesmo alguns dos primeiros sistemas de computador primitivos superaram os humanos em certos tipos de cálculos e tarefas de quantificação – portanto, pode-se argumentar que essas tecnologias constituíram uma forma de inteligência artificial estreita.

Hoje em dia, abundam os exemplos de inteligência artificial estreita. Os computadores têm sido capazes de superar os humanos no jogo de jogos complexos como o xadrez, na tomada de decisões comerciais inteligentes e em outros tipos de tarefas úteis e importantes. Com isso em mente, a comunidade de tecnologia está progredindo em direção à evolução de sistemas de inteligência artificial mais amplos e gerais. A inteligência artificial restrita era um alvo mais fácil, e ainda há muito debate sobre como os computadores serão capazes de se sobressair em inteligência artificial geral, dada a complexidade do cérebro humano. No entanto, fenômenos como avanços no processamento de linguagem natural, que permitem aos computadores escrever notícias e romances de ficção eficazes, estão se aproximando das idéias dos humanos sobre o que constituiria um modelo de inteligência artificial forte muito mais geral.