Definição – o que significa integridade de dados?
A integridade dos dados é a integridade, precisão e consistência geral dos dados. Isso pode ser indicado pela ausência de alteração entre duas instâncias ou entre duas atualizações de um registro de dados, o que significa que os dados estão intactos e inalterados.
A integridade dos dados é geralmente imposta durante a fase de design do banco de dados por meio do uso de procedimentos e regras padrão. Ele é mantido por meio do uso de vários métodos de verificação de erros e procedimentos de validação.
Definirtec explica integridade de dados
A integridade de dados pode ser aplicada tanto no nível físico quanto lógico. O primeiro inclui a proteção de dados contra vários fatores externos, como falta de energia, calamidades inesperadas, violações de dados, danos causados por operadores humanos e assim por diante. Este último se preocupa em manter a racionalidade dos dados nos bancos de dados relacionais.
A integridade lógica é comprometida quando ocorre um erro, como quando um operador humano comete um erro ao inserir dados manualmente no banco de dados. Outros motivos comuns pelos quais a integridade dos dados pode ser comprometida incluem bugs e / ou malware e transferência de dados de um site dentro de um banco de dados para outro, onde alguns campos estão ausentes.
A integridade dos dados é imposta nos modelos de banco de dados hierárquico e relacional. As três restrições de integridade a seguir são usadas em uma estrutura de banco de dados relacional para atingir a integridade dos dados:
Integridade da entidade
Isso se preocupa com o conceito de chaves primárias e garante que nenhum dado seja redundante e nenhum campo seja nulo (como quando uma célula numérica contém informações textuais). A regra afirma que cada tabela deve ter sua própria chave primária e que cada uma deve ser única e não nula.
Integridade referencial
Isso se refere a todos os procedimentos e regras impostos para garantir que os dados sejam armazenados e usados de forma consistente. Este é o conceito de chaves estrangeiras.
A regra de chaves estrangeiras afirma que o valor da chave estrangeira pode estar em dois estados. O primeiro estado é que o valor da chave estrangeira se refere a um valor da chave primária de outra tabela ou pode ser nulo. Ser nulo pode simplesmente significar que não há relacionamentos ou que o relacionamento é desconhecido.
Integridade de Domínio
A integridade do domínio é uma série de regras e procedimentos que garantem que todos os itens de dados pertencem aos domínios corretos. Por exemplo, se um usuário digitar uma data de nascimento em um campo de endereço, o sistema mostrará uma mensagem de erro que impedirá o usuário de preencher esse campo com informações incorretas.
O conceito de integridade de dados garante que todos os dados em um banco de dados possam ser rastreados e conectados a outros dados. Isso garante que tudo seja recuperável e pesquisável. Ter um único sistema de integridade de dados bem definido e bem controlado aumenta a estabilidade, desempenho, capacidade de reutilização e manutenção.
Se um desses recursos não puder ser implementado no banco de dados, ele deve ser implementado por meio do software. Um conjunto de práticas recomendadas, como o planejamento de backups regulares, a limitação das permissões necessárias para acessar conjuntos de dados confidenciais ou o acompanhamento das alterações por meio de logs, geralmente ajudam a proteger a integridade dos dados.
Esta definição foi escrita no contexto de Bancos de dados.
Esta definição foi escrita no contexto de bancos de dados