Definição – O que significa Enterprise Application Integration (EAI)?
A integração de aplicativos corporativos (EAI) é o uso de tecnologias e serviços em uma empresa para permitir a integração de aplicativos de software e sistemas de hardware. Muitos projetos proprietários e abertos fornecem suporte para soluções EAI.
EAI está relacionado a tecnologias de middleware. Outras tecnologias de EAI em desenvolvimento envolvem integração de serviços da Web, arquitetura orientada a serviços, integração de conteúdo e processos de negócios.
Definirtec explica Enterprise Application Integration (EAI)
A intercomunicação entre aplicativos corporativos (EA), como gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM), gerenciamento da cadeia de suprimentos (SCM) e inteligência de negócios não é automatizada. Portanto, os EAs não compartilham dados ou regras de negócios comuns. O EAI vincula os aplicativos EA para simplificar e automatizar os processos de negócios sem aplicar alterações excessivas no aplicativo ou na estrutura de dados.
No entanto, o EAI é desafiado por diferentes sistemas operacionais, arquiteturas de banco de dados e / ou linguagens de computador, bem como outras situações em que os sistemas legados não são mais suportados pelos fabricantes originais.
A EAI atende a esses desafios cumprindo três propósitos, como segue:
- Integração de dados: garante informações consistentes em diferentes sistemas.
- Independência do fornecedor: Políticas ou regras de negócios relacionadas a aplicativos de negócios específicos não precisam ser reimplementadas quando substituídas por aplicativos de marcas diferentes.
- Fachada comum: os usuários não precisam aprender aplicativos novos ou diferentes porque é fornecida uma interface de acesso de aplicativo de software consistente.
As vantagens da EAI são claras:
- Acesso à informação em tempo real
- Simplificando processos
- Acessando informações de forma mais eficiente
- Transferência de dados e informações em várias plataformas
- Desenvolvimento e manutenção fáceis.