Definição – O que significa o Windows Management Instrumentation (WMI)?
A instrumentação de gerenciamento do Windows (WMI) é um conjunto de ferramentas e extensões dentro do modelo de driver do Windows que permite que as linguagens de script gerenciem PCs e servidores conectados remotamente ou localmente.
A instrumentação de gerenciamento do Windows oferece a capacidade de gerenciar sistemas corporativos distribuídos para servidores e estações de trabalho com o sistema operacional Windows e automatizar as tarefas de gerenciamento do sistema
Definirtec explica a Instrumentação de Gerenciamento do Windows (WMI)
O banco de dados WMI é uma estrutura de gerenciamento de infraestrutura que permite o gerenciamento de dados e operações de computação. Os scripts e aplicativos do banco de dados WMI não são projetados apenas para sistematizar tarefas administrativas em computadores conectados remotamente, mas também para fornecer serviços de gerenciamento de dados a outros sistemas operacionais.
O WMI torna a recuperação de informações do sistema mais fácil usando modelos de objetos bem documentados e consultas que se assemelham àquelas usadas com SQL, mas com menos códigos de software e mais facilmente legíveis. É regulamentado pela Distributed Management Task Force (DMTF), que padroniza os desktops e o desenvolvimento de padrões de gerenciamento para desktops, redes e ambientes corporativos distribuídos. O DMTF tem certas iniciativas de gerenciamento, como a interface de gerenciamento de desktop (DMI), o modelo de informação comum (CIM) e a rede habilitada por diretório (DEN).