Definição – o que significa o instantâneo de armazenamento?
Um instantâneo de armazenamento pode ser definido como um conjunto de indicadores para denotar os dados armazenados em um dispositivo de armazenamento. Este dispositivo de armazenamento pode ser uma unidade de disco, uma fita ou rede de área de armazenamento (SAN). Ele pode ser considerado um índice com cada ponteiro descrevendo as informações ou dados armazenados no disco. Este instantâneo é tratado pelo computador como um backup completo dos dados.
Definirtec explica o instantâneo de armazenamento
Assim como um índice fornece acesso fácil ao conteúdo de um livro, um instantâneo de armazenamento fornece acesso fácil aos dados armazenados e acelera ainda mais o processo de recuperação de dados.
Um instantâneo de armazenamento fornece uma visão concisa de como um arquivo ou dispositivo parecia quando o instantâneo foi tirado. Não é a réplica exata dos dados, mas apenas uma imagem rápida de como os dados pareciam naquele instante específico.
Os snapshots de armazenamento podem ser classificados em três tipos: snapshot copy-on-write, redirect-on-write e split-mirror snapshot:
- Cópia na gravação – aqui os dados são copiados em um pool de armazenamento alocado. A principal limitação desse método é que ele afeta o desempenho dos dados originais.
- Redirecionar na gravação – É um pouco semelhante à cópia na gravação. Ele oferece instantâneos eficientes em termos de desempenho e espaço, pois não lida com escrita dupla.
- Espelho dividido – nesta técnica, um clone físico é criado dos dados que residem em um espaço de armazenamento diferente.