Insider trading é um termo que é usado para descrever a prática ilegal de usar informações não públicas e materiais sobre uma empresa para fazer negócios com os títulos da empresa. A informação é considerada como não pública porque não foi divulgada ao público em geral através de canais como um comunicado de imprensa ou um registo regulamentar.
A materialidade da informação é importante porque deve ser informação que tenha um impacto razoável sobre o preço do título. Por exemplo, se uma empresa está a planear anunciar um recall de produto importante, isso seria informação material que teria impacto no preço das acções da empresa.
O abuso de informação privilegiada é ilegal porque dá à pessoa com a informação uma vantagem injusta sobre outros investidores que não têm acesso à informação. Também coloca a pessoa com informação privilegiada em posição de obter lucros à custa de outros investidores.
Existem algumas defesas para as acusações de abuso de informação privilegiada, mas geralmente são difíceis de provar. Uma das defesas é que a informação não era material. Outra é que o insider não usou a informação para fazer negociações, mas sim a passou para outra pessoa que então fez as negociações. Que celebridade famosa foi acusada de tráfico de informações privilegiadas? A resposta é Martha Stewart.
Em dezembro de 2001, Martha Stewart foi acusada de abuso de informação privilegiada pela Comissão de Valores Mobiliários e Câmbio dos EUA (SEC). A SEC alegou que Stewart vendeu ações da ImClone Systems, uma empresa de biotecnologia, em 27 de dezembro de 2001, após receber informações materiais, não públicas, sobre a empresa.
Em 2003, Stewart foi indiciado por nove acusações de conspiração, obstrução à justiça e prestação de falsas declarações a investigadores federais. Foi condenada em 2004 por todas as acusações e condenada a cinco meses de prisão e cinco meses de prisão domiciliar.
Quem investiga o abuso de informação privilegiada?
A U.S. Securities and Exchange Commission (SEC) é a principal entidade reguladora do abuso de informação privilegiada nos Estados Unidos. A SEC é uma agência do governo federal que é responsável pela aplicação das leis de valores mobiliários dos Estados Unidos e pela regulamentação da indústria de valores mobiliários.
A SEC tem uma Divisão de Execução que é responsável pela investigação de possíveis violações das leis de valores mobiliários. A Divisão de Aplicação da Lei é composta por várias unidades diferentes, incluindo o Office of Insider Trading Investigations.
O Office of Insider Trading Investigations é responsável pela investigação de potenciais casos de abuso de informação privilegiada. O Gabinete é composto por advogados, contabilistas e investigadores com experiência em direito dos valores mobiliários e em investigações.
Se o Gabinete de Investigação de Abuso de Informação Privilegiada encontrar provas de abuso de informação privilegiada, encaminhará o caso para a Divisão de Execução da SEC para investigação adicional e potencial acção judicial.
Quem é famoso pelo abuso de informação privilegiada?
Há uma série de pessoas que são famosas pelo seu envolvimento no abuso de informação privilegiada. Alguns dos indivíduos mais notáveis incluem:
1. Raj Raj Rajaratnam: Rajaratnam foi um gestor de hedge funds que foi condenado por abuso de informação privilegiada em 2011. Ele foi condenado a 11 anos de prisão e condenado a pagar 10 milhões de dólares em multas.
2. Martha Stewart: O Stewart foi condenado por abuso de informação privilegiada em 2004. Ela cumpriu cinco meses na prisão e foi multada em $30.000.
3. Bernard Madoff: Madoff foi condenado por gerir um esquema Ponzi em 2009. Foi condenado a 150 anos de prisão e foi condenado a perder 170 mil milhões de dólares.
4. Dennis Kozlowski: Kozlowski era o CEO da Tyco International. Ele foi condenado por abuso de informação privilegiada e outras acusações em 2005. Ele foi condenado a 8-25 anos de prisão.
Que acções estão a comprar agora?
Há algumas maneiras de descobrir o que as ações internas estão comprando. Uma delas é ver os arquivos do Formulário 4 na Securities and Exchange Commission (SEC). Estes arquivos são feitos sempre que um insider (ou seja, alguém com uma participação significativa em uma empresa) compra ou vende ações. Os arquivos do Formulário 4 estão disponíveis gratuitamente no website da SEC.
Outra forma de descobrir o que os insiders estão comprando é olhar os dados de insider trading. Estes dados estão disponíveis em várias fontes, incluindo o site da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC).
Finalmente, também é possível olhar para as participações dos principais investidores institucionais. Estes investidores são obrigados a divulgar as suas participações numa base regular. Muitas dessas divulgações estão disponíveis gratuitamente no site da SEC.