Definição – o que significa iniciativas sem e-mail?
Iniciativas sem e-mail são processos que substituem mensagens de e-mail por outros tipos de mensagens digitais. Esses tipos de planos têm como objetivo reduzir a carga de e-mail dos funcionários e inovar os processos de negócios para serem mais ágeis e eficientes.
Definirtec explica iniciativas sem e-mail
Em iniciativas sem e-mail, as empresas e outras partes costumam usar mídias sociais dedicadas ou plataformas digitais onde podem usar diferentes tipos de mensagens. A ideia é que, em vez de bagunçar a caixa de entrada de uma pessoa, essa pessoa pode usar designs de interface de usuário mais especializados para se comunicar digitalmente com outras pessoas.
Iniciativas sem e-mail também tratam da fadiga do e-mail, que é a ideia de que os humanos talvez tenham superado o e-mail como uma forma obsoleta de comunicação digital. Os especialistas consideram as restrições ao e-mail, por exemplo, sua estrutura linear e estereotipada, responsáveis por dificultar o gerenciamento de algumas pessoas e citam alguns benefícios potenciais de iniciativas sem e-mail, incluindo menor estresse, melhor gerenciamento e evolução social em uma empresa.
Um exemplo de iniciativas sem e-mail é a campanha de zero e-mail da Atos, que visa reduzir a carga geral de mensagens empregando diferentes tipos de tecnologias para mensagens digitais. As plataformas de mensagens que substituem o e-mail geralmente têm recursos como salas de chat, fóruns, listas de tarefas, blogs e outros modos de comunicação que permitem às pessoas enviar mensagens digitais de maneiras mais inovadoras.