Definição – o que significa infravermelho (IR)?
Infravermelho (IR) é uma tecnologia móvel sem fio usada para comunicação de dispositivos em curtos intervalos. A comunicação por infravermelho tem grandes limitações porque requer linha de visão, tem um alcance de transmissão curto e não consegue penetrar paredes. Os transceptores de infravermelho são bastante baratos e servem como soluções de comunicação de curto alcance.
Por causa das limitações de IR, a interceptação de comunicação é difícil. Na verdade, a comunicação do dispositivo Infrared Data Association (IrDA) é geralmente trocada em uma base de um para um. Portanto, os dados transmitidos entre dispositivos IrDA normalmente não são criptografados.
Definirtec explica infravermelho (IR)
Os dispositivos habilitados para infravermelho são conhecidos como dispositivos IrDA porque estão em conformidade com os padrões definidos pela Infrared Data Association (IrDA). Diodos emissores de luz infravermelha (LED) são usados para transmitir sinais infravermelhos, que passam por uma lente e se concentram em um feixe de dados infravermelhos. A fonte do feixe é rapidamente ligada e desligada para codificação de dados.
Os dados do feixe de infravermelho são recebidos por um dispositivo IrDA equipado com um fotodiodo de silício. Este receptor converte o feixe IR em corrente elétrica para processamento. Como o IR transita mais lentamente da luz ambiente do que de um sinal IrDA de pulsação rápida, o fotodiodo de silício pode filtrar o sinal IrDA do IR ambiente.
Os transmissores e receptores IrDA são classificados como direcionados e não direcionados. Um transmissor ou receptor que usa um feixe estreito e focalizado é direcionado, enquanto um transmissor ou receptor que usa um padrão de radiação omnidirecional é não direcionado.